Yellen diz esperar apoio do G-20 para proposta de imposto corporativo global

“O único jeito de resolver o problema é alcançar um acordo entre todos os países que fazem parte do G-20”, afirmou Yellen, em referência ao imposto...

Publicado em

Por Agência Estado

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que espera obter apoio do G-20 para a proposta norte-americana de um imposto corporativo global com alíquota mínima de 15%. Durante uma audiência no subcomitê de Orçamento do Senado, a economista também voltou a afirmar que o aumento da inflação no país é transitório.

“O único jeito de resolver o problema é alcançar um acordo entre todos os países que fazem parte do G-20”, afirmou Yellen, em referência ao imposto mínimo que seria cobrado das multinacionais, proposta já endossada pelo G-7.

O grupo das 20 maiores economias do mundo se reúne em julho e deve debater o assunto.

Na visão da ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o estabelecimento de um imposto corporativo global permitiria que as empresa ao redor do mundo passassem a competir pelo que “realmente importa”. “Qualidade de ideias e habilidades das pessoas”, exemplificou.

Yellen também voltou a caracterizar a atual pressão de preços nos EUA como temporária. A economista citou a base comparativa baixa, já que os preços despencaram em igual período do ano passado devido às restrições causadas pela pandemia, e os gargalos nas cadeias de produção globais, efeito também gerado pela covid-19.

Na estimativa de Yellen, as taxas de inflação voltarão ao normal em 2022. A ex-presidente do Fed ressaltou que a maioria das expectativas inflacionárias “se mantêm baixas e sob controle”.

Ao ser questionada sobre a mudança recente na postura do Fed, Yellen respondeu que não é “apropriado” que ela comente a política monetária da instituição.

Na reunião da semana passada, a maioria dos dirigentes do Fed passou a prever duas elevações da taxa básica de juros em 2023. Antes, a aposta majoritária não indicava alta de juro antes de 2024.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile