EUA e Alemanha reforçam parceria para lidar com desafios, citando Rússia e China

Em Berlim, Blinken “destacou a oposição contínua dos EUA ao gasoduto Nord Stream 2” e incentivou a Alemanha a tomar medidas “concretas para reduzir os riscos”...

Publicado em

Por Agência Estado

Os Estados Unidos e a Alemanha reforçaram hoje os laços da parceria transatlântica, tendo em vista enfrentar “desafios” globais de forma coordenada, incluindo os colocados pela Rússia e a China. Em comunicado emitido pelo governo americano após reunião da chanceler alemã, Angela Merkel, e do secretário de Estado americano, Anthony Blinken, foi indicado que ambos “enfatizaram a importância de uma abordagem comum” em tais temas.

Em Berlim, Blinken “destacou a oposição contínua dos EUA ao gasoduto Nord Stream 2” e incentivou a Alemanha a tomar medidas “concretas para reduzir os riscos” que a obra representa para a Ucrânia e a segurança energética europeia, segundo o comunicado. Além disso, ambos discutiram a retomada após a crise da covid-19, além das ameaças climáticas, de acordo com o documento.

Em coletiva de imprensa antes do encontro, Merkel afirmou que “temos sido capazes de encontrar uma base comum para enfrentar os desafios geoestratégicos do mundo, não apenas identificá-los, mas realmente chegar a um acordo sobre uma abordagem comum para esses problemas”, o que seria verdade para Rússia e China, de acordo com a chanceler. A alemã elogiou ainda encontros bilaterais entre a atual gestão americana e representantes de Moscou e Pequim.

“Diante de todas as polêmicas no mundo, acho justo dizer que precisamos manter canais de diálogo abertos, nos quais possamos explicar nossas posições e abordagens e, em seguida, buscar possíveis corredores para a solução desses problemas”, afirmou Merkel.

Na ocasião, Blinken indicou que “temos a responsabilidade, especialmente neste momento, de demonstrar o que as democracias podem entregar na vida de nosso povo e entregar para as pessoas ao redor do mundo”.

A viagem do secretário pela Europa contará com passagens por Alemanha, França e Itália. A próxima parada é Paris, onde Blinken tem encontro marcado com o presidente francês, Emmanuel Macron, o ministro das Relações Exteriores do país, Jean-Yves Le Drian, e com Mathias Cormann, novo secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem sede na capital francesa. Entre os temas desta reunião, a adoção de um imposto mínimo corporativo global.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile