AMP

Operação de combate ao trabalho infantil é desencadeada em Foz do Iguaçu

O foco está em crianças e adolescentes de origem paraguaia que podem estar sendo aliciadas a trabalhar nas ruas. De acordo com o secretário de Assistência...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu em parceria com a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar e o Consulado Paraguaio deram início, nesta quarta-feira (23), a uma ação de combate ao trabalho infantil no município.

O foco está em crianças e adolescentes de origem paraguaia que podem estar sendo aliciadas a trabalhar nas ruas. De acordo com o secretário de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira, a suspeita é que algumas mulheres ou grupos possam utilizar as crianças para pedir esmolas ou vender produtos nos semáforos.

“As equipes estão percorrendo principalmente a região central e a Vila Portes (bairro próximo a Ponte da Amizade). A grande maioria das crianças está acompanhada, mas de pessoas que não são os responsáveis legais e por isso a suspeita de aliciamento do trabalho infantil”, explicou.

Na manhã desta quarta-feira (23), uma mulher foi conduzida à Polícia Civil e deve responder por aliciamento e exploração do trabalho infantil. Ela não era a responsável legal por duas crianças que a acompanhavam. Os menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Outra mulher e duas crianças foram levadas ao Consulado Paraguaio.

“Nessas regiões é comum encontramos crianças em situação de risco, vendendo doces ou pedindo esmolas. A grande maioria está acompanhada, mas é comum também encontrarmos crianças desacompanhadas e sem documentos”, disse o secretário.

A operação integrada terá sequência nos próximos dias e todos os casos serão relatados ao governo paraguaio. “O município atua para garantir a proteção integral a crianças e adolescentes, mas sabemos que situações como essa continuam acontecendo por falta de fiscalização dos órgãos federais” declarou Elias. “A situação de fronteira requer ações conjuntas entre os órgãos para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, a exploração infantil e sexual”, pontuou.

De acordo com o secretário, a ação vai possibilitar um levantamento de dados para que sejam ofertadas outras medidas de proteção em parceria com o consulado do Paraguai. “Os relatórios serão enviados ao governo federal para haja o entendimento da necessidade de estalecer um acordo bilateral que amplie as possibilidades de intervenção e de diálogo entre o trabalho no Brasil e no Paraguai. Hoje temos esse diálogo, mas ainda é muito informal”, ressaltou o secretário.

O trabalho infantil é crime, com pena de detenção de dois a quatro anos. Situações como essa podem ser denunciadas através do Disque 100 ou pelo telefone da Assistência Social: 0800-451-407.

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X