CNI: confiança do consumidor permanece estável em dezembro

De acordo com a pesquisa, o índice está estável porque a maioria dos índices que compõem o INEC tiveram pouca alteração. Os indicadores que falam das...

Publicado em

Por Agência Estado

A confiança do consumidor permaneceu estável em dezembro. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registrou 47,3 pontos. O valor é o mesmo de setembro deste ano. A avaliação da entidade é que o índice mostra que a confiança do consumidor passou a segunda metade de 2019 “praticamente sem alteração”.

De acordo com a pesquisa, o índice está estável porque a maioria dos índices que compõem o INEC tiveram pouca alteração. Os indicadores que falam das condições financeiras dos consumidores, os de expectativa de desemprego e evolução da própria renda permaneceram praticamente inalterados. Outros dois componentes tiveram maior variação, mas influenciaram o índice de forma oposta. Enquanto há uma maior expectativa de inflação, há expectativa de aumento das compras de bens de maior valor.

“O que o índice mostra não é que ninguém tenha percebido melhora ou piora, mas que não há um movimento único da população como um todo mostrando confiança. A depender do perfil a confiança melhorou ou piorou, mas como um resultado de população a confiança fica neutra”, avalia o economista da CNI, Marcelo Azevedo, em nota divulgada pela entidade.

O INEC da região Sul aumentou e está acima da média histórica. A confiança na região Nordeste também aumentou entre setembro e dezembro, e nas demais houve queda.

A pesquisa aponta ainda que a confiança é maior entre a população que concluiu o ensino fundamental e o ensino médio. Já a confiança dos consumidores de grau de instrução baixa, até a 4ª série, recuou para sua média histórica e também caiu entre os consumidores com grau superior.

A pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência foi feita entre os dias 5 e 8 de dezembro, com 2.000 entrevistados em 127 municípios.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile