AMP
Foto: Gustavo Marçal/SESA

Saúde desenvolve sistema de monitoramento de obras no Paraná

O documento que orienta o processo é a Resolução nº 470/2021, que dispõe sobre o monitoramento e acompanhamento físico das obras executadas com recursos provenientes da...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Foto: Gustavo Marçal/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu um novo sistema de monitoramento de obras e apresentou a metodologia em reunião com os diretores das 22 Regionais nesta terça-feira (22). O programa pretende aumentar a transparência e a rapidez nos processos.

O documento que orienta o processo é a Resolução nº 470/2021, que dispõe sobre o monitoramento e acompanhamento físico das obras executadas com recursos provenientes da Secretaria e do Fundo Estadual de Saúde.

Na abertura da reunião, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância deste acompanhamento. “Os recursos do Governo do Estado do Paraná têm a necessidade de serem acompanhados com transparência e principalmente com lisura. Cada centavo deve ser gasto da melhor forma possível para atender o cidadão, usuário do Sistema Único de Saúde e este é o principal objetivo do sistema, fazer o acompanhamento permanente”, afirmou.

Desde 2019, o Governo do Estado já iniciou aproximadamente 300 obras entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de ampliações e reformas nas unidades já existentes. Atualmente são mais de 560 em execução.

Beto Preto também falou sobre a necessidade do acompanhamento das obras entre Estado e municípios. “A gestão Ratinho Junior é municipalista e por isso reafirmamos a necessidade de responsabilidade compartilhada no monitoramento constante de todas as obras da saúde”, disse.

RESOLUÇÃO – Durante a reunião, a equipe responsável pela área apresentou as orientações de preenchimento dos dados de cada obra no sistema e fiscalizações necessárias. A Resolução exige o registro das informações com o preenchimento de todos os campos do formulário e o envio de ao menos um registro fotográfico da obra.

Ao serem constatadas situações adversas das previstas, por exemplo, a Regional de Saúde deverá, obrigatoriamente, emitir notificação ao município ou empreendimento responsável contendo eventuais recomendações e prazos para providências e concomitantemente reportar à Sesa/Obras.

“Cada Regional, por meio do seu corpo técnico, fará o acompanhamento mensal das obras em execução dentro da sua abrangência, e com isso vamos ampliar a devida transparência, celeridade e eficácia a todo o processo de execução das obras, alcançando os objetivos pretendidos dos investimentos”, disse o coordenador da Assessoria Técnica de Projetos e Obras da Sesa, Adilson José Silva Lino.

“Estamos melhorando o sistema de controle, e este novo sistema montado pela Sesa visa equilibrar e acompanhar mais de perto todas as aferições de obras e transformar esse trabalho mais próximo do nível central”, acrescentou o secretário Beto Preto.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X