AMP

Causa de óbito impede velório e revolta família de idosa que faleceu em UPA

A revolta da família é por conta da causa, descrita na Certidão de Óbito, da dona Iracema Rodrigues dos Santos: “Suspeita de Covid-19”....

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Um misto de revolta e tristeza, assim descrevam familiares de uma idosa de 94 anos, que faleceu neste domingo (13), na UPA Brasília, em Cascavel.

A revolta da família é por conta da causa, descrita na Certidão de Óbito, da dona Iracema Rodrigues dos Santos: “Suspeita de Covid-19”.

Por conta do documento, eles não poderão velar a idosa e por isso, familiares de outras cidades, não poderão se despedir dela.

Mas o que motivou a família a gravar um vídeo e encaminhá-lo a CGN é por que em nenhum momento, segundo ela, o caso foi tratado como suspeita de Covid-19.

Familiares alegam que a idosa tinha câncer no fígado era diabética e foi diagnosticada com Alzheimer.

“Ela foi internada no último dia 10 e o quadro evolui rapidamente, no entanto ela pode receber visita na UPA, o que não seria permitido, no caso de Coronavírus”, contou o neto de dona Iracema.

Além disso, segundo a família, a idosa foi vacina com as duas doses da Coronavac, por pertencer ao grupo prioritário.

“Tentamos de todas as formas resolver a situação, solicitar que eles alterassem a causa, ou ao menos, colocassem o motivo real do óbito, mas sem sucesso”, afirmou o neto.

A CGN solicitou a assessoria de comunicação do município um posicionamento. Confira a nota retorno:

“De acordo com o protocolo de manejo de óbitos do MS (Ministério da Saúde) e também da SESA (Secretaria Estadual Saúde), todo o óbito em que houver a suspeita de COVID-19, deve constar na DO (Declaração de Óbito)”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile