AMP

Prefeitura de Cascavel escolhe projeto e Jardim Botânico deve sair até 2024

Ideia escolhida foi a inspirada na planta aquática vitória-régia. O grupo da egressa Suellen Barth teve o primeiro contato nesta quinta-feira (10). O projeto foi orientado pela arquiteta Renata Esser ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

A Prefeitura de Cascavel, por meio do secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira, apresentou uma excelente notícia ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG. O chefe da pasta veio até o Estúdio de Arquitetura e se reuniu com a coordenadora do curso, a arquiteta Solange Smolarek, com a professora e arquiteta Renata Esser e também com a egressa Suellen Barth.

Em 2018 o Município havia fechado parceria com a Instituição para o desenvolvimento dos estudos preliminares e concepção arquitetônica para o Jardim Botânico da cidade, que vai ficar em uma grande área verde entre a Avenida Rocha Pombo e a BR-277, em frente ao Lago Municipal. Das aproximadamente dez ideias apresentada na época, agora em 2021, o executivo decidiu e escolheu o trabalho dos egressos Alana Silva; Daiane Unser; Keleyane Magalhães, Mariana Fernandes, Suellen Barth e William Correia, que projetou a área inspirada na planta aquática vitória-régia. 

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, garante que a obra será entregue à população no máximo até o fim do mandato, ou seja, 2024, se todos os trâmites legais ocorrerem de forma plena e rápida.

“O Jardim Botânico é um sonho antigo de Cascavel e que agora está perto de se tornar realidade. Até 2024 o espaço será entregue. Assim que as secretarias envolvidas finalizarem os planejamentos vou ir atrás de todos os recursos necessários para a execução do projeto. Eu só tenho a agradecer aos agora profissionais e a FAG por terem tido essa grandeza de desenvolver um jardim que atendesse todas as nossas demandas”, afirma.

As demandas que o chefe do executivo se refere são a intensificação da preservação ambiental, a criação de um novo ponto turístico e o foco na economia local, pois o Jardim Botânico contemplará áreas comerciais, bem como movimentará a cidade como um todo.

“Cascavel já é o centro da região Oeste do Paraná, com mais essa atração vamos nos consolidar ainda mais, atraindo turistas de todas as cidades que estão ao nosso redor”, comenta Paranhos. 

“Essa é uma notícia excelente”, diz a coordenadora do curso, Solange Smolarek

Conforme a coordenadora de Arquitetura da FAG, Solange Smolarek, em 2018 os então acadêmicos eram alunos do último período e estavam desenvolvendo atividades de estágio.

“Essa notícia é excelente porque mostra que a graduação está no caminho certo. As nossas atividades de estágios não só atendem as necessidades da comunidade, mas também abrem a porta profissional para todos os nossos acadêmicos e egressos. Isso está sendo visto agora com a prefeitura querendo contratar os egressos que desenvolveram o projeto”, comemora.

“O Jardim Botânico é muito importante para Cascavel”, diz o secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira

O secretário de Cultura e Esportes comenta que as secretarias envolvidas vêm realizando várias ações para que o projeto se concretize.

“Essa obra é muito importante, pois em Cascavel encontrasse a maior reserva ambiental urbana do Sul do país, que compreende o Parque Paulo Gorski. Agora temos que entrar na estruturação dos diversos processos que envolvem uma obra pública, de cunho administrativo, para fazermos as estimativas de valores e demais ações que são necessárias”, explica Luiz Ernesto Meyer Pereira.

O projeto envolve as secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Esportes e o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel).

“O projeto dessa equipe de arquitetos, com a ideia da vitória-régia, merece os aplausos de todos nós, é um projeto realmente muito bom. A minha visita a FAG busca reiniciar a conversa com os profissionais, estamos retomando o que começou em razão dos todos os procedimentos necessários de quando se trata de uma administração municipal”, diz Meyer Pereira. “A população se apropriou das áreas verdes da cidade e o atual prefeito implantou vários parques e quer seguir essa linha, desta maneira o projeto é essencial”.

A primeira reunião foi realizada nesta quinta-feira (10) na FAG, a próxima será na Secretaria de Cultura e Esportes, que fica anexa ao Teatro Municipal, na sexta-feira (18) e na sequência, em outra data, o prefeito da cidade vai receber a equipe de arquitetos e os secretários envolvidos com a realização do projeto.

O projeto escolhido

O projeto aborda duas vertentes conceituais, a sustentabilidade e a biomimética. A sustentabilidade foi abordada nos materiais utilizados na criação do projeto, buscando elementos que integrem a obra ao seu entorno, agredindo o mínimo possível a natureza. Já o conceito biomimético foi utilizado na criação formal do Jardim Botânico, tendo como inspiração a planta vitória-régia, no qual a folha é representada nos blocos administrativos e de convivência, enquanto sua flor é simbolizada nas estufas.

“A população ganhará um lugar para contemplar, para passear, passar fins de semana, conhecer espécies nativas de árvores e vegetação. Será um novo local de lazer que a sociedade cascavelense ganhará”, comenta a arquiteta Suellen Barth, uma das idealizadoras do projeto. O Jardim Botânico de Cascavel contará com Bloco Administrativo; Bloco de Convivência; Estufas; Lago; Deck; Vias de Circulação; Calçadas; Novos Acessos; e Nascente Hídrica.

Conforme a egressa da FAG, além da vegetação originária do local, o Jardim Botânico ainda contará com Ipê Amarelo; Ipê Roxo; Ipê Rosa; Azaléia; Estrelítzia; Iresine; Agapanto; Bambuza; Liriope; Costela-de-Adão; e Palmeira Carpentaria.

“Eu fiquei surpresa com a notícia. É uma grande felicidade ter um trabalho reconhecido, estou muito feliz por mim e pelos meus colegas de grupo”, comemora a egressa de arquitetura do Centro FAG Suellen Barth.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile