CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a O que justifica viatura da Cettrans parar em cima da faixa de pedestre e furar sinal?

O que justifica viatura da Cettrans parar em cima da faixa de pedestre e furar sinal?

Prefeitura diz que vai ocorrer averiguação das circunstâncias......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade
Imagem referente a O que justifica viatura da Cettrans parar em cima da faixa de pedestre e furar sinal?

Quando uma viatura da polícia ou de órgão de socorro (Siate, Samu) fura um sinal vermelho, compreende-se a necessidade da atitude, diante de ocorrências em andamento, cuja intervenção é urgente e cada minuto faz a diferença. Existe um amparo legal para isso. Mas e quando o veículo a desrespeitar a faixa de pedestre e o sinal vermelho é da companhia de trânsito municipal? Existe uma justificativa?

Nesta manhã, um morador que transitava pela Avenida Brasil, no centro, presenciou um automóvel da Cettrans/Transitar desrespeitando a faixa de pedestre e logo na sequência supostamente furando o sinal vermelho. O internauta fez fotos. Em uma imagem, fica nítido o carro parado sobre a faixa. Na outra, o automóvel parece passar pelo cruzamento, mesmo com o semáforo fechado para a via em que estava.

Diante do que viu, o morador decidiu procurar a CGN e se queixar. Ele questionou a atitude dos agentes. Na visão dele, a companhia de trânsito deveria dar exemplo e não haveria motivos para furar um sinal, já que as atribuições da Cettrans/Transitar, na visão dele, não incluem aspectos emergenciais, abordagens, salvamento de vidas. A reportagem, então, procurou o Município para um posicionamento.

Na nota, enviada pela prefeitura, consta que haverá uma averiguação do ocorrido e pode acontecer a aplicação de advertência caso comprovada imprudência. O Município também “puxou a orelha” do morador que aparentemente usou o celular para tirar a foto, enquanto estava ao volante.

Veja, na íntegra, a nota:

Os agentes e viaturas de trânsito seguem todas as normas de segurança e leis de trânsito. No desenvolvimento das atividades diárias, em algumas situações, os agentes usam de suas prerrogativas legais para o atendimento das ocorrências. Mesmo assim, a Divisão de Fiscalização de Trânsito está averiguando as circunstâncias para repassar as orientações devidas e/ou advertir os mesmo sendo comprovada imprudência. A Transitar/Cettrans ainda alerta que o uso do celular pelos condutores configura infração de trânsito, além de representar riscos de acidente.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais