Biden anuncia doação de vacinas para países pobres, ‘sem pressão e favores’

“Desde o começo, falei que precisávamos atacar o vírus globalmente”, indicou Biden, concluindo que “temos de fazer tudo o que pudermos para vacinar o mundo contra...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira, 10, a doação de 500 milhões de doses das vacinas da Pfizer contra a covid-19 para cerca de 100 dos países de menor renda do mundo. “Não incluem pressões e favores, estamos salvando vidas”, disse o americano sobre as entregas, que já haviam sido adiantadas pela imprensa americana e agora foram formalizadas em discurso no Reino Unido.

“Desde o começo, falei que precisávamos atacar o vírus globalmente”, indicou Biden, concluindo que “temos de fazer tudo o que pudermos para vacinar o mundo contra covid-19”. O anúncio ocorreu após encontro com Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, país que lidera temporariamente o G7 e que é sede da reunião anual do grupo em 2021, que ocorre em Cornualha. Segundo o americano, o anúncio de hoje foi a “inauguração” das contribuições no tema, e amanhã o G7 deverá publicar maiores compromissos.

“A projeção para aumento do PIB dos EUA é de 6,9% em 2021”, indicou Biden, como “um resultado da recuperação da pandemia”. No entanto, sem uma vacinação global, o presidente aponta riscos, como mutações do coronavírus e uma retomada mais lenta em outros países.

O plano envolverá a entrega de 200 milhões de vacinas em 2021 e 300 milhões de doses na primeira parte de 2022. O CEO da Pfizer, Albert Bourla, discursou após Biden, quando agradeceu os esforços do governo americano, e indicou que as 500 milhões de doses fazem parte de um objetivo da empresa de entregar 2 bilhões de vacinas para países de renda baixa e média nos próximos 18 meses. Além disso, o CEO indicou que a Pfizer segue buscando ampliar o combate à covid-19, seja com novos tratamentos, ou com a ampliação de vacinas para pessoas mais jovens e para as grávidas.

Encontro com Johnson

Biden descreveu o encontro com Johnson como uma “reunião muito produtiva”, e afirmou que “renovamos nossa parceria e defesa da democracia”, lembrando pontos históricos do compromisso transatlântico. Segundo o presidente, “discuti com Johnson uma abordagem ampla para combater as mudanças climáticas”, além de temas como cibersegurança. O britânico é anfitrião do G7, composto pelas principais economias desenvolvidas do mundo – EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá – que tem a reunião de líderes marcada para de sexta-feira a domingo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile