EUA retiram sanções contra 3 indivíduos do Irã, em meio a conversas sobre acordo

Desde que Washington e Teerã iniciaram discussões indiretas sobre uma potencial retomada do pacto nuclear, os iranianos têm repetido que consideram a retirada de sanções como...

Publicado em

Por Agência Estado

Enquanto negociam indiretamente uma possível volta ao acordo nuclear com o Irã, os Estados Unidos retiraram nesta quinta-feira as sanções contra três indivíduos ligados ao setor de petróleo no país persa. Em atualização em seu website, o Departamento do Tesouro americano informou que retirou da lista de pessoas sob sanções Ahmad Qalehbani, Mohammad Moinie e Farzad Bazargan, todos envolvidos com a Companhia Iraniana de Petróleo (NIOC, na sigla em inglês).

Desde que Washington e Teerã iniciaram discussões indiretas sobre uma potencial retomada do pacto nuclear, os iranianos têm repetido que consideram a retirada de sanções como condição para progressos nessa área.

Já os EUA querem que o Irã pare de enriquecer urânio, que pode possibilitar a fabricação de uma bomba atômica.

O tratado nuclear foi firmado em 2015 pelo ex-presidente americano Barack Obama, mas abandonado pelo seu sucessor, Donald Trump.

Desde então, as outras potencias ocidentais signatárias do acordo têm tentado convencer os EUA a voltarem.

Após a notícia, os contratos futuros de petróleo tiveram uma brusca deterioração e chegaram a cair quase 2%, mas reduziram as perdas logo em seguida.

Por volta das 13h40, o barril do WTI para julho cedia 0,37%, a US$ 69,70, e o do Brent para agosto caía 0,47%, a US$ 71,89.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile