Empiricus Research busca acordo para encerrar disputas com a CVM

O caso continuará sob análise do órgão regulador, mas o colegiado indicou que uma nova proposta poderá ser analisada....

Publicado em

Por Agência Estado

A Empiricus Research tentou sem sucesso fazer um acordo para sair do radar da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A xerife do mercado de capitais investiga as atividades da empresa em processo administrativo e afirma que ela não tem autorização para fazer análises de investimento.

O caso continuará sob análise do órgão regulador, mas o colegiado indicou que uma nova proposta poderá ser analisada.

Os processos em curso na CVM sobre a atividade da Empiricus envolvem também a Inversa Publicações, Alexandre Mastrocinque, Fernando Ferrer de Azevedo, Felipe Abi-Acl de Miranda, Gesley Henrique Florentino, João Luiz Piccioni Junior, Leandro Augusto Petrokas, Luiz Francisco Rogé Ferreira, Max Felipe Bohm, Rodolfo Cirne Amstalden, Ruy Shimabukuro Beccaria Hungria e Sergio Altran Oba, responsáveis pelas publicações. Todos apresentaram propostas de termo de compromisso.

A Empiricus propôs renunciar à disputa judicial com o órgão regulador de capitais justamente para discutir a exigência de seu credenciamento como analista de valores mobiliários na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), assim como multas aplicadas em decorrência da suposta atuação irregular.

Em março a CVM obteve uma vitória no caso, quando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) considerou a inexistência de comprovação de que o conteúdo do material produzido pela Empiricus não se enquadraria na definição de “relatório de análise”, como previsto na Instrução 598 da autarquia.

Entre outros pontos, a Empiricus também se comprometia na proposta a obter o credenciamento perante a (Apimec) e tomar as medidas necessárias para o registro das atividades como analista de valores mobiliários, além de fazer o pagamento de R$ 500 mil como indenização a possíveis danos difusos ao mercado.

A Procuradoria Federal Especializada junto à CVM (PFE-CVM) concluiu que não seria possível realizar o acordo, por não haver uma proposta de indenização de prejuízos direcionada aos investidores lesados pela atuação da Empiricus. O Comitê de Termo de Compromisso da CVM destacou também a existência de uma representação formulada ao Ministério Público.

O colegiado da CVM, a quem cabe a decisão final sobre propostas de acordo, devolveu o processo ao Comitê. A ideia é que a Empiricus tenha a oportunidade de comprovar a superação do problema apontado pela PFE. Em caso positivo, a proposta poderá ser reconsiderada.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X