Intenção de Consumo cai 0,8% em dezembro e sobe 5,6% em 2019, diz CNC

Para a CNC, o resultado de dezembro mostra que as famílias brasileiras estão mais cautelosas no último mês de 2019. O resultado pode ter sido influenciado...

Publicado em

Por Agência Estado

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,8% em dezembro ante novembro, informou nesta quarta-feira, 18, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A queda interrompeu uma sequência de quatro altas consecutivas. O ICF atingiu 96,3 pontos, registrando elevação de 5,6% em 2019 como um todo.

Para a CNC, o resultado de dezembro mostra que as famílias brasileiras estão mais cautelosas no último mês de 2019. O resultado pode ter sido influenciado por uma possível antecipação de compras de fim de ano em novembro, especialmente por cause da Black Friday. Em novembro, o ICF havia subido 1,3% em relação a outubro.

Em dezembro, apenas dois dos sete componentes do ICF cresceram: Momento para Duráveis (3,6%) e Emprego Atual (0,6%). Em sentido inverso, responderam pela diminuição, principalmente, Perspectiva Profissional (-3,0%), Nível de Consumo Atual (-2,8%) e Perspectiva de Consumo (-1,6%).

A alta de 5,6% em 2019 como um todo foi sustentada pelo entendimento de que a situação se apresenta 13,6% mais propícia para Aquisição de Bens Duráveis, assim como 9,1% maior para Compras a Prazo.

“O acesso ao crédito apresenta-se um pouco melhor, alavancado por maiores prazos de financiamento, fazendo com que as prestações caibam no orçamento das famílias”, diz o economista Antonio Everton, responsável pela pesquisa da CNC, em nota divulgada pela entidade.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile