AMP

Trabalhadores da Sanepar fazem ato em frente à sede da empresa em Cascavel

A ação seria contra posicionamentos unilaterais da diretoria da empresa......

Publicado em

Por Redação CGN

Um ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), em frente à sede da Sanepar, na Rua São Paulo, no centro de Cascavel.

Para os funcionários, a diretoria da Companhia de Saneamento tem tomado medidas unilaterais, as quais estão prejudicando parte do quadro funcional da empresa.

Uma das questões discutidas, por exemplo, se refere à implantação da escala 4×2 a qual está sendo arquitetada sem passar pelo Acordo Coletivo e sem apresentar algum tipo de compensação que a torne minimamente viável.

Outra medida diz respeito ao recadastramento das funções quanto a insalubridade e periculosidade, em que se tem retirado o direito a estes adicionais de trabalhadores que exercem funções de alto risco ou que estão expostos a produtos químicos que a médio e longo prazo podem oferecer riscos a saúde.

Diante da insatisfação e a fim de reverter o atual cenário e garantir que direitos não sejam retirados, os trabalhadores fizeram o ato em frente à Sede da SANEPAR de Cascavel e em todas as gerências do estado.

O diretor financeiro do sindicato que representa a categoria, Joaquim Alves dos Santos, falou sobre a mobilização.

Atualização

Nota da Sanepar
A respeito das manifestações de parte do corpo funcional ligado à empresa, a Sanepar informa:

I – Um detalhado e criterioso laudo foi contratado pela Sanepar em 2013, para reavaliar os níveis de insalubridade e de periculosidade a que estão expostos alguns grupos de profissionais. Após a entrega do estudo, a Companhia iniciou um período de recadastramento dos empregados afetados, de forma individual, de acordo com as Normas de Saúde e Segurança do Trabalho.
Os empregados que, efetivamente, estão sujeitos aos riscos e que tem direito ao referido benefício receberão normalmente o pagamento de adicional de insalubridade e de periculosidade, conforme a Lei.

II – Quanto à segunda demanda apresentada pelos atos, a Sanepar esclarece que vem realizando estudos, em especial, para absorção dos empregados anteriormente dedicados à leitura (serviço agora terceirizado) aos processos de trabalho da Companhia. A implantação de escala 4×2 é apenas uma das possibilidades em avaliação, e não significa supressão de qualquer direito do trabalhador. A Sanepar ressalta que está constantemente buscando alternativas para que a empresa seja cada vez mais eficiente, em benefício da sociedade, mantendo sempre o respeito às Leis Trabalhistas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile