Bolsas europeias fecham mistas; Londres, Paris e Lisboa ficam no vermelho

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, aos 445,20 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

Os principais mercados acionários da Europa fecharam o pregão desta terça-feira sem direção única, com fatores pontuais influenciando as ações de diferentes praças. Em Londres, pesou a queda do petróleo e de commodities metálicas durante a maior parte do dia. Já em Frankfurt, o foco ficou com a divulgação de indicadores domésticos, que apontaram para a recuperação da economia alemã.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, aos 445,20 pontos.

Apesar de ter se recuperado nas últimas horas do pregão europeu, o petróleo recuou durante a maior parte da sessão, pressionando ações de companhias do setor em Londres, onde o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,31%, aos 7.029,79 pontos, na mínima intraday. A Royal Dutch Shell liderou as perdas do índice ao cair 2,64%, enquanto a BP recuou 2,01%.

Também repercutindo a queda de commodities no mercado futuro, papéis de mineradoras britânicas puxaram o recuo do FTSE 100. Anglo American (-2,36%), Glencore (-2,05%) e Antofagasta (-2,03%) registraram as piores baixas do setor na bolsa londrina.

Seguindo o movimento no Reino Unido, o índice CAC 40, de Paris, fechou em baixa de 0,28%, aos 6.390,27 pontos, com a petroleira Total (-1,82%) registrando a maior queda da bolsa francesa.

Já na bolsa de Frankfurt, o cenário foi oposto, com o índice DAX ganhando 0,18%, aos 15.465,09 pontos, após a alta do índice de sentimento das empresas da Alemanha, medido pelo instituto alemão Ifo, apontar para uma perspectiva otimista à economia do país, segundo o ING.

Também saiu nesta terça-feira a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) alemão do primeiro trimestre de 2021, que veio pouco acima da estimativa anterior. Ainda que tenha confirmado a maior recessão da Alemanha desde a reunificação em 1990, a economia do país aparenta estar cada vez mais bem posicionada para ter um forte crescimento no restante de 2021, diz o ING.

Entre ações listadas no DAX, se destacou a Deutsche Wohnen, empresa imobiliária cujo papel saltou 15,71% hoje, após a concorrente Vonovia anunciar a sua compra por US$ 23 bilhões, segundo informações da agência Reuters.

Refletindo o clima misto nas bolsas, as bolsas de Milão e Madri fecharam perto da estabilidade, com o índice italiano FTSE 100 em alta de 0,01%, aos 24.892,90 pontos, e o espanhol IBEX 35 ganhando 0,03%, aos 9.208,70 pontos.

Já o PSI 20, de Lisboa, teve queda de 0,20%, aos 5.211,13 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X