Michelle deve transferir programa para Casa Civil e pode despachar no Planalto

Michelle é presidente do Conselho do Pátria Voluntária. A transferência da estrutura é tratada como prioritária, conforme documentos internos do governo obtidos pelo jornal O Estado...

Publicado em

Por Agência Estado

Comandado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, o programa Pátria Voluntária deve ser transferido do Ministério da Cidadania para a Casa Civil. Com a mudança do programa, pode ser que Michelle também se mude para uma sala do Palácio do Planalto e passe a despachar próxima do presidente Jair Bolsonaro. Isso, no entanto, ainda não está fechado. A palavra final seria dela.

Michelle é presidente do Conselho do Pátria Voluntária. A transferência da estrutura é tratada como prioritária, conforme documentos internos do governo obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O colegiado do programa discutiu um “plano de ação” no começo deste mês para turbinar os trabalhos em 2020. A ideia é dar “novo impulso ao engajamento e à participação” da população em questões sociais. Para isso, a ideia é trazer novos representantes ao conselho, incluindo pessoas de fora do governo.

A minuta de “exposição de motivos” que será apresentada a Bolsonaro para pedir a transferência de cargos da Cidadania e da Economia à Casa Civil está pronta. “Solicita-se a máxima urgência na análise da proposta (de mudança dos cargos), em vista de se tratar de prioridade governamental”, diz ofício da Casa Civil sobre as discussões. O mesmo documento afirma que a ideia é “aprimorar a gestão do referido programa, tendo em vista o caráter transversal de suas ações e projetos”.

Em gestões anteriores, as ex-primeiras-damas Marisa Letícia da Silva e Marcela Temer despacharam em sala no 3º andar do Palácio do Planalto, com vista para a Praça dos Três Poderes, a poucos metros do gabinete do presidente. O espaço, porém, está agora ocupado.

Reforma

A sala em que Michelle trabalha, no Bloco A da Esplanada dos Ministérios, tem dois espaços e 292 m². Para receber a primeira-dama e o conselho do Pátria Voluntária, o local passou por reformas em 2019. As obras custaram R$ 328,8 mil.

Nos bastidores, a equipe do ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), argumenta que a mudança do Pátria não é resultado de desgaste entre ele e Michelle. A primeira-dama e o ministro participam juntos de evento nesta quarta-feira, 18, para lançar o Projeto Sinais, que trata da inclusão de surdos em ações de esporte do governo.

Recentemente, Terra perdeu o controle da Secretaria Especial de Cultura. A pasta foi transferida ao Ministério do Turismo como forma de abrigar o dramaturgo Roberto Alvim, opositor do ministro do MDB, que virou secretário da cultura de Bolsonaro.

Procurados, os Ministérios da Cidadania e da Casa Civil não se manifestaram sobre a mudança no programa encabeçado por Michelle Bolsonaro. “Quaisquer informações sobre o Pátria Voluntária serão divulgadas oportunamente”, afirmou o Palácio do Planalto.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile