CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Centro de Operações de Fronteira fortalece segurança do Paraná e do Brasil

Centro de Operações de Fronteira fortalece segurança do Paraná e do Brasil

A estrutura física fica no Parque Tecnológico Itaipu......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade
Imagem referente a Centro de Operações de Fronteira fortalece segurança do Paraná e do Brasil

O Paraná ganhou mais um reforço no combate ao tráfico e crime organizado. Foi inaugurado nesta segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

A unidade é formada por forças nacionais e estaduais, que trabalharão integradas em ações estratégicas. O centro atuará prioritariamente em três frentes: operações ostensivas, auxílio das investigações e combate às facções criminosas. A estrutura física fica no Parque Tecnológico Itaipu.

Os policiais vão trabalhar para conter o tráfico de armas e drogas e em crimes cibernéticos. Também farão monitoramento de movimentações financeiras ilegais, em parceria com a Unidade de Inteligência Financeira (UIF).

O Paraná se destaca como referência nacional em controle, fiscalização e integração das forças de segurança em todas as esferas, uma vez que é sede do CIOF e também do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul) e parte integrante do projeto-piloto Em Frente, Brasil.

“O Centro Integrado vem como uma inovação”, afirmou o governador Ratinho Junior. “É um centro novo, extremamente moderno e que fará um trabalho mais forte na parte operacional das forças de segurança, otimizando todos os tipos de informação. Ele também atuará nas operações de forma conectada com as polícias do Estado, as federais e a Receita Federal”, disse.

Ratinho Junior também destacou que a unidade ajudará todo o País no combate ao crime organizado. “É um projeto inovador. Foz do Iguaçu é a primeira cidade do Brasil a ter essa iniciativa. O Paraná faz fronteira com Argentina e Paraguai, que são países-irmãos, mas a região ainda é uma porta de entrada de ilícitos. O Centro Integrado vai ajudar não só o Paraná, mas todo o Brasil, trazendo uma nova dinâmica para as forças de segurança, para Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Polícia Civil”.

MESMO TETO – A ideia do Centro Integrado de Operações de Fronteira, explicou o ministro Sergio Moro, é reunir sob um mesmo teto os representantes de várias agências encarregadas da aplicação da lei. A iniciativa é inspirada em uma experiência norte-americana chamada de Fusion Center, instalada após os ataques de 11 de setembro de 2001.

“Criamos este primeiro no Brasil para que as forças policiais e de inteligência trabalhem juntas. Os bancos de dados de todas essas instituições estarão disponíveis para as investigações, para compartilhar experiências”, complementou o ministro.

Moro destacou que o projeto-piloto contará com a presença de policiais paranaenses, mas que equipes de outros Estados podem atuar no centro. “É como se tivéssemos uma força-tarefa permanente, com o objetivo de prevenir e reprimir crimes de fronteira, contrabando, tráfico de drogas e de armas, financiamento ao terrorismo e também proteção de estruturas críticas do País. Por isso a localização em Itaipu”, explicou Moro.

O Parque Tecnológico Itaipu foi escolhido como sede pela proximidade com a fronteira e pela infraestrutura. De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, imagens de satélite serão usadas no trabalho de identificação das rotas do crime e haverá comunicação integrada entre as forças de segurança.

DESAFIO – O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Luna e Silva, também enfatizou que, a partir do centro de integração, será possível tomar decisões com qualidade, em um tempo curto. “Entendemos que o combate ao crime organizado talvez seja um dos maiores desafios do País. Se ele puder ser estancado naquilo que passa pela tríplice fronteira, deixará de chegar aos grandes centros”, disse Luna e Silva.

O texto é da AEN

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais