AMP

Comissão de Agricultura aprova que 40% dos gastos do Estado com alimentação sejam da agricultura familiar

A proposta foi feita com o projeto de lei (107/2019), do deputado Professor Lemos (PT) com o deputado Marcel Micheletto (PL), por meio de uma alteração...

Publicado em

Por CGN 1

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Anibelli Neto (MDB), aprovou em reunião remota nesta terça-feira uma garantia a mais para a comercialização dos alimentos produzidos pela agroindústria familiar paranaense.

A proposta foi feita com o projeto de lei (107/2019), do deputado Professor Lemos (PT) com o deputado Marcel Micheletto (PL), por meio de uma alteração na lei estadual 17.599/2013 que institui a Política Estadual de Agroindústria Familiar.

Pela iniciativa, o Estado passa de 30% para 40% o total de seus gastos com alimentação obrigatoriamente em produtos de origem na agroindústria familiar e por meio de chamada pública direcionada a agricultores familiares.

O objetivo é, de acordo com a justificativa, “criar oportunidades de trabalho e progresso social aos trabalhadores rurais. O Governo, que é um grande comprador de alimentos, se comprometeria a comprar parte da produção vinda dos agricultores tradicionais, assentados, quilombolas, pescadores e indígenas”.

Demais projetos – A Comissão de Agricultura aprovou ainda o projeto 363/2019, do deputado Marcel Micheletto, que institui a Semana de Defesa Agropecuária e o Fórum Estadual de Promoção da Sanidade Animal, a serem realizados na semana do dia 25 de novembro. O objetivo é fomentar o debate sobre a importância do agronegócio e esclarecer a sociedade sobre em relação à segurança sanitária da proteína animal produzida e consumida no Paraná.

Aprovado também parecer favorável ao projeto de lei 150/2020, do deputado Delegado Fernando Martins (PSL), que institui o Dia Estadual da Mulher do Campo. A intenção é dar visibilidade às trabalhadoras rurais e promover debates para a criação de políticas públicas específicas, além da capacitação e incentivo ao fomento de cooperativas femininas.

Do deputado Rodrigo Estacho (PV), foi aprovado parecer favorável ao projeto 875/2019 que institui o Eixo Socioeconômico dos Municípios Produtores de Pinhão, que atende 21 cidades com intuito de fortalecer a cultura sustentável do pinhão e dar visibilidade aos municípios que têm destaque na produção da Araucária.

Por fim, foi aprovado parecer favorável ao projeto de lei 3/2021, do Poder Executivo, que autoriza o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar/Emater) alienar um imóvel em Londrina.

As informações são da Assembleia Legislativa do Paraná,

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile