Inspirada em Alibaba e Tencent, magazine Luiza lança empresa de pagamentos

“Fui para a China e descobri um país digitalizado, mais do que os Estados Unidos. O que a Alibaba e Tencent fizeram na China, quero fazer...

Publicado em

Por Agência Estado

O Magazine Luiza anunciou ontem a criação de uma nova empresa para oferecer serviços financeiros para clientes e vendedores de seu marketplace. Batizada de Magalu Pagamentos, a iniciativa, que será lançada em janeiro, está em linha com a estratégia do superapp do grupo, semelhante ao WeChat, plataforma desenvolvida pela chinesa Tencent Holdings.

“Fui para a China e descobri um país digitalizado, mais do que os Estados Unidos. O que a Alibaba e Tencent fizeram na China, quero fazer aqui no Brasil, e fazer melhor”, afirmou o presidente da Magazine Luiza, Frederico Trajano, em encontro com analistas e investidores promovido pela companhia. Segundo Trajano, o processo de digitalização avançou tanto na China que não há mais barreira entre varejo físico e o online. “Queremos transformar o Brasil em um país omnichannel”, afirmou. Para o executivo, a companhia é uma das mais preparadas para liderar essa transição por ter nascido como uma empresa analógica e ter feito a transição para o mundo digital de forma bem-sucedida.

Trajano comentou que o Brasil tem 6 milhões de varejistas, em um mercado estimado em R$ 1,2 trilhão. Contudo, apenas 50 mil varejistas têm operações de e-commerce. “Temos aqui um potencial enorme de crescimento”, afirmou.

Serviços

O Magalu Pagamentos terá dois novos produtos. A carteira digital Magalupay é a frente voltada para os clientes finais. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Magazine Luiza, Roberto Bellissimo Rodrigues, é importante que a empresa tenha serviços para aumentar a frequência do superapp, que vem ganhando cada vez mais importância nas vendas de e-commerce da companhia. Em novembro, mais de 50% das vendas online vieram do aplicativo.

Para facilitar o saque de recursos disponíveis no Magalupay, a Magazine Luiza firmou uma parceria com o Banco do Brasil. “Temos intenção de firmar parcerias com outros bancos”, disse Trajano. As lojas físicas também terão papel importante na estratégia da carteira virtual, permitindo o saque e depósito de dinheiro e o pagamento de compras pelo QR Code.

A conta digital também será integrada ao cartão de crédito da varejista, com objetivo também de viabilizar o aumento de vendas da companhia. Outra funcionalidade que estará disponível será a transferência de dinheiro peer-to-peer.

O segundo produto que passará a ser oferecido pela varejista é um sistema de pagamentos voltado para os vendedores que utilizam o marketplace da companhia. Uma das funcionalidades deste serviço é o oferecimento de antecipação de recebíveis. “Os nossos vendedores são de pequeno e médio porte, e precisam de capital de giro”, argumentou Bellissimo.

Neste serviço de antecipação de recebíveis, a Magazine Luiza cobra uma taxa de juros de até 1,49% por mês, com um prazo médio de 3,5 meses. “Essa taxa é mais barata do que as cobradas pelos bancos”, disse Bellissimo.

Frederico Trajano reforçou que o foco inicial do Magalupay são os clientes que já estão na base de usuários do superapp. “Focamos nos 20 milhões de clientes para tornar o onboarding (adesão) o mais simples possível”, afirmou.

Segundo o executivo, esse direcionamento inicial tem a ver com estratégia da varejista de oferecer a melhor experiência para o usuário. “Focamos em fazer algo mais simples e com muito menos fricção do que temos visto em outros projetos do mercado”, disse o executivo, comentando que outros serviços de carteira digital exigem que o usuário baixe dois aplicativos para ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis.

Aquisição

O presidente da Magazine Luiza comentou ainda sobre a compra da Netshoes, feita neste ano, que, segundo ele, consolidou a estratégia da companhia de avançar em novos mercados e a posicionou em um dos segmentos mais promissores para o e-commerce, o de moda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile