Botafogo vence Corinthians fora de casa e fatura a Liga Sul-Americana de Basquete

A decisão da Liga Sul-Americana precisou ir ao terceiro jogo porque cada time ganhou um duelo. O Corinthians triunfou no Rio (88 a 74), o Botafogo...

Publicado em

Por Agência Estado

O Botafogo é o campeão da Liga Sul-Americana de Basquete. Em uma decisão com um final eletrizante, o time carioca derrotou o Corinthians por 74 a 70, na noite desta sexta-feira, no Parque São Jorge, para fechar a final em 2 a 1, assegurando o título mesmo atuando fora de casa.

A decisão da Liga Sul-Americana precisou ir ao terceiro jogo porque cada time ganhou um duelo. O Corinthians triunfou no Rio (88 a 74), o Botafogo deu o troco em São Paulo (74 a 64) e repetiu a vitória nesta sexta. Assim, garantiu vaga na Champions League Américas da próxima temporada.

Cauê Borges foi o cestinha da partida decisiva com 20 pontos para o Botafogo, três a mais do que Du Sommer, que converteu os dois lances livres que deram o título para o time carioca. Fuller liderou o Corinthians com 17 pontos.

“Ganhamos virando jogo de 17 pontos, ganhar dentro de um ginásio desse. A entrega que esse time teve em quadra, seria injusto o time não ter saído com esse título”, disse Du Sommer ao SporTV. “É um título muito importante para o Botafogo, para um time de futebol. Mesmo com as dificuldades, a gente honrou a camisa, que é o mais importante”, acrescentou Cauê.

A conquista do Botafogo fez o Brasil se aproximar da Argentina no número de títulos. Agora são 12 dos argentinos contra 11 dos brasileiros, que foram campeões em sete das últimas dez edições. Obras Sanitárias (2011) e Regatas Corrientes (2012), ambos da Argentina, e Guaros de Lara (2017), da Venezuela, foram os intrusos.

A Liga Sul-Americana foi disputada em 24 oportunidades desde o seu início em 1996. Atenas de Córdoba, da Argentina, e Brasília são os dois maiores vencedores da competição com três troféus.

O JOGO – O primeiro quarto da decisão foi uma repetição do jogo de quinta-feira. O Botafogo começou com uma defesa muito agressiva, provocando erros do Corinthians e com eficiência no ataque. A equipe carioca fez 21 a 12 na parcial, abrindo nove pontos de vantagem. Cauê foi o destaque, com 10 pontos e 80% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

O Corinthians voltou com uma marcação mais pressionada no segundo quarto. O problema é que o ataque cometeu muitos erros por precipitação. O Botafogo aproveitou e, com bolas seguidas no fim da parcial, fez 20 a 13 e foi para o intervalo com uma vantagem de 16 pontos: 41 a 25.

Na volta do intervalo, o Corinthians, liderado por Fuller, tentou reagir, mas seguiu cometendo muitos erros diante do Botafogo, que dominava o garrafão. E terminou o terceiro período com uma confortável vantagem de 14 pontos: 58 a 44.

Apesar da dianteira do time carioca, o começo do último quarto foi tenso. O Botafogo demorou mais de cinco minutos para pontuar, o que permitiu ao Corinthians a ficar a apenas seis pontos – 58 a 52. Até encerrou esse jejum, mas sofreu com o ótimo desempenho da defesa adversária. O empate veio a 2min24 do fim, em 60 a 60, com uma bandeja de Fuller.

A partir daí, o jogo ficou eletrizante e aberto. Mas lances livres convertidos por Jamaal, Diego e Du Sommer foram determinantes para que o time carioca conquistasse o título da Liga Sul-Americana.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile