AMP

Madril propõe cotas para negros em concursos municipais

A proposta é alterar a lei, reservando 5% das vagas para afrodescendentes......

Publicado em

Por Mariana Lioto

O vereador Policial Madril protocolou projeto nesta semana na Câmara de Cascavel alterando a Lei Municipal nº 5.598/ 2010, que trata da regulamentação dos concursos públicos para provimento de cargos na Administração Municipal, de forma a incluir na lei a reserva de 5% das vagas para  candidatos afrodescendentes.

Madril lembra que já existe no âmbito federal a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, a qual instituiu a reserva de vagas para negros em concursos públicos. Também no Paraná há legislação semelhante. “É preciso garantir ações afirmativas que venham minimamente a ajudar o acesso das classes menos favorecidas a todas as carreiras públicas, neste caso, especialmente para os negros”, defende o vereador.

O número de vagas reservadas será estabelecido no edital de abertura de todos os concursos públicos e se efetivará no processo de nomeação. Para efeito de lei, será considerado afrodescendente aquele que assim se declare expressamente, identificando-se como de cor preta ou parda. Se detectada falsidade na declaração, o infrator estará sujeito à demissão se já estiver nomeado ou anulação da inscrição se o concurso ainda estiver em andamento.

O vereador lembra ainda que “a reserva de vagas para negros em universidades e concursos públicos foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Declaratória de Constitucionalidade – ADC 41”.  

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile