CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Paraná mantém tendência de redução em homicídios dolosos

Paraná mantém tendência de redução em homicídios dolosos

Durante os primeiros nove meses de 2019 foram registradas 1.248 ocorrências......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Paraná mantém tendência de redução em homicídios dolosos

O Paraná mantém o ritmo de redução no número de homicídios dolosos. De janeiro a setembro deste ano o Estado registrou queda de 16,6% nos casos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Durante os primeiros nove meses de 2019 foram registradas 1.248 ocorrências – 250 a menos do que em 2018. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.

Curitiba acompanhou a tendência de queda, com uma redução de 23,7%. Em números absolutos são 56 casos a menos. Nos primeiros nove meses deste ano foram 180 homicídios, contra 236 no mesmo período do ano anterior.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, diz que a redução dos homicídios é resultado da atuação da polícia. “A Polícia Militar está mais presente em todas as regiões do Estado com patrulhamento preventivo e ostensivo, e a Polícia Civil tem intensificado as investigações e prendendo suspeitos, fatores que inibem a ocorrência de mais crimes”, afirma ele. “Além disso, há atuação da Polícia Científica, que elabora os laudos, o que auxilia na elucidação de diversos casos”.

A 2ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que integra vinte e dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba, foi a que registrou maior queda em números absolutos. Foram registrados de janeiro a setembro 63 casos de homicídios dolosos a menos que no ano anterior, resultando em uma queda de 19,8%.

A 5ª AISP, com sede em São Mateus do Sul e que abrange oito municípios da região, foi a que registrou a maior redução percentual no Paraná. A queda no número de homicídios dolosos foi de 69% (de janeiro a setembro de 2018 foram 29 casos, contra nove durante o mesmo período deste ano).

Em seguida está a 21ª AISP de Cornélio Procópio, que corresponde a vinte municípios. A queda foi de 66,6% (24 casos nos três primeiros trimestres de 2018 e oito durante o período de 2019).

“Dois terços das cidades de todo o Paraná mostraram queda ou mantiveram o número de homicídios dolosos. Isso é resultado de um planejamento estratégico feito no início deste Governo, em conjunto com atividades desempenhadas pelas forças policiais em todas as regiões”, afirmou o secretário Marinho.

MUNICÍPIOS – De janeiro a setembro, 149 municípios (37,3%) apresentaram redução nos números de homicídios dolosos. Outras 144 cidades (36%) mantiveram o número de registros do ano anterior. O aumento no número de casos só foi detectado em 106 municípios – 26,5% do total de 399 cidades.

“O resultado se deve, primeiro, ao trabalho conjugado da Secretaria de Segurança e os atores da esfera policial”, diz o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos. “Nosso trabalho é monitorar o gráfico estatístico dos locais, das áreas do Paraná, e em seguida fazer um planejamento minucioso do emprego da força policial, seja através do policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar, seja investigações feitas pela Polícia Civil”, explica.

Para o comandante-geral, a diminuição nos índices é resultado também das discussões, pelos comandantes, delegados e chefes das regionais, sobre como está sendo aproveitado o policiamento. “Assim, é corrigido algum detalhe, aplicado policiamento motorizado e até mesmo cumpridas ordens judiciais de busca domiciliar e prisão”, informa.“O Estado do Paraná mantém o seu ritmo, mantém a sua marcha de redução”, conclui.

SEM HOMICÍDIOS – Dos 399 municípios do Estado, 175 (43,8% do total) não registraram homicídios durante o período de janeiro a setembro. Também durante o período, 137 municípios (34,3%) registraram apenas um ou dois casos.

“O foco do trabalho no dia a dia é a redução dos índices e a gente tem conseguido com sucesso, com muito empenho e dedicação, focando nas investigações demoradas mas bem- feitas e mais elaboradas”, explica o delegado-geral adjunto Riad Braga Farhat. “Melhorou muito o índice de solução de casos e isso faz com o homicídio caia. O número de homicídios despencou porque o marginal que pensa em matar alguém sabe que muito provavelmente será preso”, ressalta.

Parte das investigações realizadas pela Polícia Civil na elucidação e prisão de suspeitos conta também com um laudo, realizado pelo Instituto de Criminalística ou pelo Instituto Médico-Legal, da Polícia Científica. “A Polícia Científica é a grande produtora de prova material no processo penal e tem uma contribuição para a redução, inclusive, da impunidade. É uma garantia de que seja feita a Justiça”, comenta o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

CURITIBA – Dentre os dados estatísticos divulgados pela Secretaria da Segurança Pública, está o número de homicídios por bairros da capital. O bairro Caximba teve redução de 50% nos números de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior (em 2018 foram oito registros e em 2019 foram quatro). Já no Centro, a redução foi de 60% (dez registros em 2018 e quatro em 2019).

Já o bairro Cidade Industrial de Curitiba teve uma queda de 45,2% (42 de janeiro a setembro do ano passado e 23 neste ano). O Sítio Cercado registrou 16 ocorrências do crime no período – 33% a menos que no ano anterior, quando foram 24 ocorrências. O bairro Tatuquara também acompanhou a tendência de queda, com redução de 35% (20 registros em 2018 e 13 neste ano).

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais