Aneel aprova reajuste médio de 8,90% nas tarifas da Energisa Mato Grosso do Sul

De acordo com a agência, os encargos setoriais corresponderam a um efeito tarifário médio de 5,36%. Isso porque, a partir deste ano, as empresas começaram a...

Publicado em

Por Agência Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira, 22, reajuste médio de 8,90% na conta de luz dos consumidores atendidos pela Energisa Mato Grosso do Sul. Para os consumidores de alta tensão, como os industriais, o reajuste médio será de 10,69%. Já para os comerciais e residenciais, atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 8,27%.

De acordo com a agência, os encargos setoriais corresponderam a um efeito tarifário médio de 5,36%. Isso porque, a partir deste ano, as empresas começaram a pagar o empréstimo da operação financeira de alívio ao caixa das distribuidoras em 2020, a conta-Covid.

Os custos de transmissão contribuíram para um efeito médio de 2,86%. Já os custos de aquisição de energia impactaram o efeito em 3,28%. Nesse fator, a agência destacou o aumento no preço da energia da Itaipu Binacional, que é atrelada ao preço do dólar.

Assim como em outros processos tarifários, foram consideradas medidas estabelecidas para atenuar os reajustes.

Entre eles, a reversão dos valores da conta-Covid, que totalizou um impacto total estimado de -9,23%, e a alteração do cronograma de pagamento de indenizações às transmissoras. A medida, aprovada mais cedo pelo colegiado, resultou em redução tarifária de 1,70%.

Os novos valores devem entrar em vigor a partir desta quinta, 22, e, por isso, devem ser confirmados no Diário Oficial ainda nesta quinta-feira. A distribuidora atende cerca de 1,06 milhão de unidades consumidoras.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile