AMP
Ilustração do coronavírus em Oldham, no Rei 03/08/2020 REUTERS/Phil Noble

Austrália registra primeira morte por covid-19 em 2021

De acordo com a chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, o idoso contraiu a doença nas Filipinas e recebeu o diagnóstico em 25 de...

Publicado em

Por Agência Estado

Ilustração do coronavírus em Oldham, no Rei 03/08/2020 REUTERS/Phil Noble

A Austrália registrou, nesta terça-feira, 13, a primeira morte por covid-19 no país em 2021. A informação foi confirmada por autoridades de saúde do estado australiano de Queensland. A vítima, um homem de 80 anos, chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu e morreu na segunda-feira, 12. Até então, o último óbito registrado no país datava de 28 de dezembro de 2020.

De acordo com a chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, o idoso contraiu a doença nas Filipinas e recebeu o diagnóstico em 25 de março, enquanto cumpria a quarentena obrigatória a todas as pessoas, australianas ou não, que chegam de outros países.

Segundo Jeanette Young, o risco de transmissão da covid-19 no Estado está controlado porque todas as pessoas que estavam no mesmo voo desse idoso já cumpriram a quarentena obrigatória e, portanto, não transmitem mais o vírus. Ela reforçou o pedido para que todos apresentando qualquer sintoma façam o teste da covid-19.

No fim de março, a maior cidade de Queensland, Brisbane, e parte do Estado entraram em lockdown após as autoridades registrarem casos da doença entre um grupo de pessoas que já estavam sob quarentena. O isolamento forçado durou três dias. A partir de então, outras restrições de circulação têm sido paulatinamente retiradas.

Apesar da morte e de dois novos casos terem sido registrados hoje em Queensland, as medidas de combate ao coronavírus no Estado serão totalmente retiradas a partir da próxima quinta-feira, dia 15. Máscaras não serão mais obrigatórias em locais públicos, e reuniões entre pessoas não terão mais restrições.

Desde o início da pandemia, 910 pessoas morreram na Austrália por coronavírus. A maioria dessas mortes ocorreu durante um pico entre agosto e setembro do ano passado, quando a média móvel de novas vítimas chegou a 56 por dia. O país tem cerca de 25,3 milhões de habitantes.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X