CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Estudo liga desmate zero a lucro maior

Estudo liga desmate zero a lucro maior

O trabalho, que será divulgado hoje na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri, propõe estratégias para terras em diferentes condições fundiárias...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a Estudo liga desmate zero a lucro maior

Um grupo de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos desenvolveu uma “equação do uso do solo” para mostrar como estratégias que reduzem o desmatamento na Amazônia podem fazer com que o País acabe lucrando mais do que com o modelo econômico que hoje se expande sobre a floresta.

O trabalho, que será divulgado hoje na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri, propõe estratégias para terras em diferentes condições fundiárias na região e calcula quanto é possível aumentar em termos de produção de carne e grãos. A ideia é mostrar como promover o desenvolvimento sustentável com desmatamento zero.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Centro de Pesquisa Woods Hole elaboraram um plano de ação em quatro categorias fundiárias: terras públicas não designadas, que hoje estão à mercê da grilagem; propriedades particulares com vegetação nativa além da prevista pelo Código Florestal; propriedades privadas de médio e grande porte; e áreas de produção familiar.

“Olhando os dados históricos da evolução da fronteira agrícola, percebemos que entre 1985 e 2017 abrimos uma área equivalente à da França. O Brasil se tornou um grande player da agropecuária mundial, ocupando a Amazônia e o Cerrado. Cresceu o PIB, o Brasil responde por 7% do mercado mundial de commodities, muita gente come no mundo porque o País produz alimento, mas dentro desse pressuposto que hoje ninguém aceita mais”, disse André Guimarães, diretor executivo do Ipam e um dos autores do estudo. “Agora precisamos continuar crescendo, suprindo alimento, mas não mais dentro desse antigo paradigma de abrir fronteira. Então elaboramos esses quatro pilares para aumentar a renda no campo sem mais desmatamento.”

Grilagem

O primeiro pilar é sobre as áreas públicas sem destinação – o principal foco de grileiros. Um estudo anterior do Ipam estimou que há cerca de 65 milhões de hectares nessas condições na Amazônia. “Enquanto estiverem disponíveis, serão alvo”, diz. A primeira proposta do trabalho é que elas sejam destinadas para a conservação – transformadas em parques, por exemplo. A ação dependeria de governos federais e estaduais, que de maneira coordenada poderiam eliminar o acesso de grileiros e permitir formas de desenvolvimento, como o turismo.

A segunda ação é incentivar o aumento da produtividade das áreas já abertas na Amazônia. Os pesquisadores calcularam que a produção da carne poderia subir dos atuais 60?quilos por hectare/ano para 150?quilos em 21% da área de pastagem já existente (cerca de 11 milhões de hectares). Isso liberaria 4 milhões de hectares, o que, pelo cálculo, seria o suficiente para que o Brasil atinja suas metas de crescimento até 2030 de gado (43%) e grãos (33%).

“Se o País precisa produzir mais, a ideia é canalizar as políticas públicas”, diz Guimarães. “O Plano Safra deveria virar um grande Plano ABC”, afirma, referindo-se ao recurso que hoje existe para a “agricultura de baixo carbono”, mas que hoje tem um valor bem baixo. Neste ano, recebeu apenas 0,9% do crédito agrícola, que chega a mais de R$ 200 bilhões por ano.

“O Plano Safra é um subsídio público. É dinheiro nosso. Queremos que seja usado para intensificar a produção e não para abrir fronteiras agrícolas”, defende Guimarães. “Por que não optar por canalizar o recurso para os produtores que tiverem projetos para esse fim?”

A terceira estratégia é pôr em prática o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a fim de eliminar o desmatamento que ainda poderia ocorrer de modo legal. O alvo aqui são propriedades privadas que têm um excedente de terras preservadas – além da área que deve ser protegida pelo Código Florestal – de 80% no caso de propriedades no bioma Amazônia. “A ideia é remunerar esses proprietários por esse excedente de Reserva Legal para que ele não exerça seu direito de desmatar”, explica Guimarães.

Calcula-se que existam cerca de 28 milhões de hectares de vegetação nativa nessas condições em propriedades privadas. Por lei, os donos das terras poderiam vir a desmatá-las. Com o PSA, eles teriam uma renda e não precisariam fazer isso. Essa possibilidade já é prevista no Código Florestal, mas nunca foi regulamentada. O trabalho, publicado na revista Land Use Policy, também recomenda que mecanismos alternativos de PSA sejam estimulados.

O último pilar do estudo é promover melhorias econômicas, ambientais e sociais na agricultura familiar, por meio de assistência técnica rural fornecida pelos Estados e pelo setor privado. “De todo o desmatamento na Amazônia, cerca de 30% ocorre em pequena propriedade e por ausência total de assistência técnica. O capital financeiro não está disponível, o capital humano é baixo, então tudo o que eles têm é o capital natural, que é frequentemente aberto para gerar renda”, explica.

Exemplo

O estudo cita como exemplo um trabalho do Ipam feito ao longo de cinco anos com 650 famílias no Pará, que ofereceu assistência técnica continuada. Houve um aumento de 121% da renda e redução de 79% no desmatamento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais