AMP
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Projeto para prorrogar PSS da enfermagem segue para sanção

A redação original da proposta, encaminhada ao Legislativo na última quinta-feira (25), pediu o aval dos vereadores para a prorrogação, por mais seis meses, dos contratos...

Publicado em

Por CGN 1

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (1º), a autorização para o Executivo prorrogar contratos de trabalho temporários de enfermeiros e de técnicos de enfermagem admitidos via processo seletivo simplificado (PSS). A deliberação em segundo turno também foi unânime, com 36 votos favoráveis, e o projeto de lei segue para a sanção do prefeito (005.00101.2021).

A redação original da proposta, encaminhada ao Legislativo na última quinta-feira (25), pediu o aval dos vereadores para a prorrogação, por mais seis meses, dos contratos de profissionais no segundo semestre de 2020, por meio de dois editais. O vínculo desses enfermeiros e de técnicos de enfermagem, que reforçam as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na linha de frente da pandemia, vencem neste sábado (3). Pela regulamentação do PSS (lei municipal 15.455/2019), os contratos não poderiam ser renovados sem a autorização em caráter excepcional.

Já emenda à mensagem, aprovada em primeiro turno, incluiu no texto as contratações de enfermeiros e de técnicos de enfermagem vigentes no dia 31 de março (032.00010.2021). Conforme a regulamentação do PSS, os contratos não poderão extrapolar 12 meses.

A emenda também suspendeu, em caráter excepcional, enquanto vigorar a situação de emergência em função da pandemia (decreto municipal 421/2020), a aplicação do artigo 16 da lei 15.455/2019 para as contratações da saúde. Ou seja, não será exigido o interstício de dois anos entre os contratos de PSS.

“Essa lei é vantagem para o Município pois estes profissionais já estão treinados e sabem as rotinas de trabalho. Estão adaptados com outros servidores da saúde e estão vacinados”, reforçou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). Ele reafirmou a urgência solicitada pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, para a manutenção dos contratos em emergenciais de 114 enfermeiros e de 340 técnicos de enfermagem.

O presidente agradeceu o entendimento dos vereadores e a colaboração dos servidores para a realização de sessão extraordinária, no último sábado, quando foi aprovado o requerimento de urgência, e para o esforço concentrado das comissões, nessa segunda-feira (29). “É importante a aprovação amanhã, dia 1º, em segundo turno, para que o prefeito já sancione essa lei”, justificou.

Nesta quinta, durante a sessão extraordinária, também foi realizado debate com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, o médico Alcides Augusto Souto de Oliveira, sobre a pandemia.

As informações são da Câmara Municipal de Curiiba.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X