TCE-PR multa ex e atual prefeitos de Nova América por ofensa ao Prejulgado 6

A quantia deve ser corrigida monetariamente quando do trânsito em julgado do processo......

Publicado em

Por Maycon Corazza

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou individualmente em R$ 1.450,98 o prefeito de Nova América da Colina, Ernesto Alexandre Basso (gestões 2013-2016 e 2017-2020), e o ex-gestor desse município do Norte Pioneiro Alceste Iwanaga de Santana (gestões 2005-2008 e 2009-2012). A quantia deve ser corrigida monetariamente quando do trânsito em julgado do processo.

As duas sanções estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). O motivo da penalização foi o julgamento da corte pela procedência de Tomada de Contas Extraordinária que comprovou a contratação irregular do escritório Maurício Carneiro Advogados Associados pela prefeitura entre dezembro de 2011 e março de 2016, ao custo total de R$ 300.300,00.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivens Linhares, explicou que a realização, pela empresa, de assessoramento jurídico geral para o município afrontou tanto o Prejulgado nº 6 do Tribunal quanto a Constituição Federal. Segundo ele, ambos os textos determinam que a atividade deve ser exercida exclusivamente por servidores efetivos, devidamente aprovados em concurso público.

Ainda conforme Linhares, a Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage) do TCE-PR apontou que a contratação irregular do mesmo escritório, em moldes idênticos, se repetiu em outros sete municípios: Cambará, Cruzeiro do Sul, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Ramilândia e Uraí.

O entendimento do conselheiro acompanhou integralmente as manifestações da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do Tribunal e do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso. Os demais membros da Segunda Câmara do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão de 5 de novembro.

Nos dias 19 e 20 do mesmo mês, o ex e o atual prefeitos de Nova América da Colina, respectivamente, ingressaram com embargos de declaração contra a decisão contida no Acórdão nº 3493/19 – Segunda Câmara, publicado em 12 de novembro, na edição nº 2.184 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). A tramitação dos recursos, que serão julgados pelo mesmo órgão colegiado que proferiu a decisão, suspende a execução das sanções aplicadas.

O texto é do TCE-PR.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile