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Meio século depois – por Marcos Formighieri

O entroncamento rodoviário no qual se transformou a capital do oeste e ferroviário, que irá acontecer em muito pouco tempo, fazem por merecer a atenção agora...

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Por Fábio Wronski

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Algumas coisas importantes estão acontecendo em Cascavel, com reflexos em toda a região Oeste e no Paraná como um todo, partindo-se da constatação da importância geoeconômica do município, que o coloca entre os maiores do Estado e do Brasil.

O entroncamento rodoviário no qual se transformou a capital do oeste e ferroviário, que irá acontecer em muito pouco tempo, fazem por merecer a atenção agora dispensada pelos poderes públicos, estadual e municipal.

O anúncio feito pelo governador Massa Jr. em companhia do prefeito Paranhos com respeito ao início das obras do trevo Cataratas, contemplando um dos maiores entroncamentos rodoviários do País é a coroação de esforços da sociedade oestina, buscando tornar realidade uma obra que irá beneficiar além das fronteiras, pois nossos vizinhos a oeste utilizam nossas rodovias em suas relações conosco e com o restante do mundo via porto de Paranaguá. Mas o importante nesta questão é o fato de que finalmente, sem aporte de dinheiro público a obra acontecerá em razão do trabalho elogiável do MPF, que enquadrou devidamente as concessionárias e mediante acordos de leniência obrigou-as a realizarem obras as custas de recursos arrecadados com cobrança fraudulenta de pedágios.

É preciso portanto, darmos o devido valor e agradecimento ao MPF, que embora cumprindo seu dever, foi o único agente público a laborar em favor da sociedade, pois nos governos passados do Estado vários governadores laboraram muito, mas a favor da propina de dois por cento da receita bruta do pedágio, que ia para suas contas correntes, por coincidência todas no exterior em paraísos fiscais ou até na Alemanha. Mas isto são águas passadas e certamente o MPF tratará também do assunto. Agora o governo é outro e embora o DER esteja desmontado, tamanha foi a lambança ali consumada por sua diretoria, o Carlos Massa Jr. realiza um governo sério, competente e de resultados, aja o visto o que o estado já conquistou em seu primeiro ano de governo. Finalmente então teremos o início e o término das obras do viaduto Cataratas tocadas, como diz o governador, noite e dia para que estejam prontas em curto espaço de tempo.

Creio que finalmente após meio século o Paraná ganhará em Cascavel uma importante obra rodoviária. Mas quero fazer constar para conhecimento do governador, uma realidade trágica que diuturnamente expõe os usuários das rodovias a um perigo constante. A BR-277, construída no final da década de 40 do século passado, até hoje não teve seu traçado retificado para atender as necessidades dos usuários atuais.

Note-se que a época da construção da rodovia, os poucos caminhões que existiam sequer terceiro eixo tinham. Hoje, transitam por ali, caminhões e ônibus com trinta metros de comprimento e até mais. E os ângulos das curvas e os aclives e declives não foram retificados, o que faz com veículos longos ao adentrarem numa curva invadam a pista de rodagem da outra mão, o que leva a um constante perigo na rodovia. Isto é uma criminosa omissão das concessionárias, mas muito mais do poder concedente, que ainda tem, não se sabe bem para que, uma agência de fiscalização das concessões.

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