AMP
(Rio de Janeiro - RJ, 23/11/2019) Cerimônia de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista.rFoto: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro diz estar ‘analisando a lista de convidados’ para posse na Argentina

“Primeiro, quando eu assumi aqui, não convidei algumas autoridades também”, disse Bolsonaro na manhã desta segunda. Entre os convidados para a posse de Fernández como presidente...

Publicado em

Por Agência Estado

(Rio de Janeiro - RJ, 23/11/2019) Cerimônia de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista.rFoto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 9, que está analisando a “lista de convidados” para a cerimônia de posse do novo presidente argentino Alberto Fernández. Ele fez a afirmação para justificar a desistência de enviar nome do primeiro escalão do governo brasileiro à cerimônia no país vizinho e parceiro comercial.

“Primeiro, quando eu assumi aqui, não convidei algumas autoridades também”, disse Bolsonaro na manhã desta segunda. Entre os convidados para a posse de Fernández como presidente da Argentina, marcada para terça-feira, 10, está o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

O Brasil não envia um representante à posse argentina desde 2003. “O nosso comércio com a Argentina continua sendo da mesma forma. Sem problema nenhum. Não vai interferir em nada”, disse Bolsonaro.

Para a posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, não foram convidados os presidentes de Cuba e da Venezuela, Nicolás Maduro.

As declarações do presidente foram feitas em frente ao Palácio da Alvorada. Questionado se poderia recuar e enviar um representante do primeiro escalão, Bolsonaro se irritou e deixou a conversa com os jornalistas.

Segundo o Palácio do Planalto, representará o Brasil na posse, por enquanto, apenas o embaixador em Buenos Aires, Sérgio Danese. No começo de novembro, o Palácio do Planalto informou que o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), representaria o Brasil na posse de Fernández.

A Argentina elegeu em 27 de outubro para a Casa Rosada o peronista Fernández. A vice-presidente será Cristina Kirchner. Aliado de Bolsonaro, Macri foi derrotado no primeiro turno.

O presidente brasileiro já havia lamentado o resultado e dito que não cumprimentaria a chapa vencedora. Bolsonaro também ficou incomodado com uma imagem publicada por Fernández, horas antes do resultado, em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde o ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile