AMP

Médicos voluntários de Cascavel oferecem tratamento precoce contra a Covid-19

Várias publicações tomaram conta das redes sociais e em Cascavel, um grupo de empresários e médicos se reuniu para atendimento e doação de medicação para o tratamento. Eles...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Durante a pandemia de covid-19, em meio a um número crescente de casos e mortes, parte dos médicos, parte da população e até o Ministério da Saúde defenderam a utilização de um tratamento precoce contra o coronavírus.

Várias publicações tomaram conta das redes sociais e em Cascavel, um grupo de empresários e médicos se reuniu para atendimento e doação de medicação para o tratamento. Eles montaram uma sala de atendimento na Rua Erechin, onde muitas pessoas foram buscar o tratamento.

A ideia consiste na utilização de um coquetel composto pelos medicamentos, Ivermectina, Vitamina D3, Hidroxicloroquina, Azitromicina e Zinco que seria utilizado para estágios iniciais (primeiros sintomas) do vírus.

O objetivo é traçar um enfrentamento contra a Covid-19, oferendo orientação e disponibilizando no instante da consulta o medicamento para o tratamento precoce a partir dos primeiros sintomas. O tratamento é gratuito e conta com a doação voluntária dos médicos e de empresários que se uniram para o enfrentamento da doença.

Dr. Jorge Santos, um dos médicos voluntários, reforça que este tratamento é realizado para pessoas que estão com os sintomas iniciais da Covid, com o intuito de reduzir a carga viral na fase 1 por meio da medicação oferecida, no entanto o tratamento não dispensa as orientações básicas e imprescindíveis como o distanciamento social, o uso de máscara, a higienização além vacinação que é extremamente importante, mas demorada.

Várias pessoas estiveram no local de atendimento e o paciente, Márcio Fernando, disse que é muito importante o que estão fazendo já que as UPAs e hospitais estão lotados. Gilberto e a esposa Iracema também foram atendidos neste domingo e disseram que é uma alternativa num momento muito difícil, ainda mais para quem não tem condições de comprar os medicamentos que estão sendo doados.

A Psicóloga, Delma, também faz parte do grupo de voluntários e diz que o apoio que os pacientes recebem é de extrema importância. Dr. Jorge explicou que o principal objetivo do tratamento precoce é liberar leitos de enfermarias e de UTIs. Portanto a meta é evitar que o paciente evolua para um quadro mais grave o que sobrecarrega o sistema de saúde.

Apesar da iniciativa, o Conselho Nacional de Saúde já havia encaminhado um ofício ao Ministério da Saúde pedindo a revogação de qualquer instrumento (nota técnica, nota informativa, orientações, protocolos ou ofícios) que incentive o uso de medicamentos para Covid-19, sem eficácia e seguranças comprovadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que seria o caso das medicações que compõe o tratamento precoce.

Instituições e órgãos de saúde seguem sustentando a liberdade profissional e avaliação para cada caso “entre médico e paciente”, mas ressaltam que as melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no tratamento precoce para a Covid-19 até o momento. As principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde.

Para quem tiver interesse em realizar o tratamento precoce, os atendimentos estão sendo realizados na Rua Erechim, térreo do Edifício Sylvio Kissula. Para evitar aglomerações é necessário realizar agendamento pelo telefone (45) 9 9135-0223.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile