CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Quando devo pagar o IPVA? Confira as mudanças no pagamento do imposto

Quando devo pagar o IPVA? Confira as mudanças no pagamento do imposto

Com muitas contas para pagar, os Paranaenses terão um fôlego com relação ao IPVA, o que mesmo não sendo a solução da vida, qualquer facilitação na...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Quando devo pagar o IPVA? Confira as mudanças no pagamento do imposto

Como todo início de ano, 2021 chegou e junto com ele os impostos, como IPVA e IPTU e despesas extras, como a lista de material escolar, que estouram o orçamento de muitas famílias. São compromissos que se repetem todos os anos, mas após um 2020 de crise econômica e desemprego, o planejamento financeiro se tornou ainda mais complicado.

Com muitas contas para pagar, os Paranaenses terão um fôlego com relação ao IPVA, o que mesmo não sendo a solução da vida, qualquer facilitação na hora de pagar os boletos já é bem-vinda para muitas famílias.

Tendo em vista as dificuldades causadas pela continuidade da pandemia, a Secretaria da Fazenda autorizou em 2021 o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até cinco parcelas mensais, a partir de janeiro. Até então, o parcelamento máximo era de três meses.

Agora, com a nova paralisação das atividades econômicas e por determinação do governador Ratinho Junior, as três parcelas restantes terão seus prazos adiados em um mês conforme o detalhamento abaixo:

– A 3ª parcela, que deveria ser paga em março, com a nova medida deverá ser paga em abril.

– A 4ª parcela, que deveria ser paga em abril, deverá ser paga em maio.

– A 5ª parcela, que deveria ser paga em maio, teve o vencimento adiado para junho.

A medida foi anunciada nesta terça-feira (2) dentro de um pacote que tem objetivo de ajudar os paranaenses a enfrentar a crise causada pela pandemia da Covid-19.

As formas para pagar o IPVA são:

a) apenas com o nº de RENAVAM, para os correntistas dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi), pelos meios eletrônicos ou terminais de autoatendimento, não sendo necessário imprimir guia ou boleto.

b) com boleto (ficha de compensação bancária), em qualquer banco, apenas para o IPVA/2021. Para obter o boleto, basta acessar o site http://www.fazenda.pr.gov.br/ipva/ com o número RENAVAM.

c) com GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi), para quaisquer exercícios pendentes de IPVA. Para obter a GR-PR, digite o RENAVAM no campo acima e prossiga.

d) por meio do site http://www.fazenda.pr.gov.br/ipva/ é possível acessar as parcelas e pagar online pelos aplicativos bancários.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais