AMP

Advogado alerta: crimes cometidos na pandemia podem ter pena maior

Decisão recente abre caminho para entendimentos similares em todo o país...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Crimes que tenham sido cometidos durante a pandemia do novo Coronavírus podem ter pena maior por conta do contexto de calamidade pública. Uma decisão relacionada com um roubo a salão de beleza confirmou esse entendimento jurídico e abriu caminho para sentenças similares em todo o país.

O caso em questão ocorreu em abril do ano passado. Um homem entrou num estabelecimento simulando estar com uma arma de fogo e anunciou o assalto. Além de pegar R$ 84, o réu pegou uma navalha e tentou acertar o dono do salão, que reagiu e conseguiu conter o ladrão. Em primeira instância, ele acabou sendo condenado com agravante. A defesa, então, recorreu e o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação com o aumento de pena.

Segundo o advogado Henrique Salvati Beck Lima, a decisão da segunda instância se baseou principalmente no Decreto Legislativo 6, do Congresso Nacional, que implantou o estado de calamidade pública, com medidas específicas para contenção do novo Coronavírus (COVID-19). “Qualquer crime que seja cometido durante o período da pandemia pode ter a pena agravada em razão dessa circunstância. Trata-se, conforme entendimento do TJ-SP, de um agravante de caráter objetivo, ou seja, não exige requisito adicional a não ser a mera existência do estado emergencial”, explica Henrique.

No caso de São Paulo, a pena foi majorada para 6 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado. A previsão normal para esse tipo de crime é de quatro a dez anos de reclusão. “Essa decisão do TJ-SP gerou grande repercussão no meio jurídico, em razão de sua importância e diante dos fundamentos expostos. Além disso, o Tribunal tem um grande volume de processos, sendo referência no país. Ou seja, o caso pode sim ser utilizado para outras decisões, inclusive no Paraná”, comenta o advogado Henrique Salvati Beck Lima.

O que é calamidade pública?

É um estado emergencial instituído pelo Poder Público para conter uma situação anormal e grave capaz de prejudicar o bom funcionamento do ente federativo atingido.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile