AMP

Quem já teve a Covid-19 pode ser vacinado?

O município elaborou um cronograma para a aplicação de doses, sendo que o primeiro grupo a receber a vacina foi o dos profissionais da saúde que...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Desde o início da chegada das doses da vacina contra à Covid-19 em Cascavel, no dia 19 de janeiro, começaram a surgir algumas dúvidas na cabeça das pessoas. Entre elas, sobre quais pessoas seriam as primeiras a serem vacinadas contra a doença.

O município elaborou um cronograma para a aplicação de doses, sendo que o primeiro grupo a receber a vacina foi o dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

“Sentimento de esperança, confiança, conquista e vitória contra o coronavírus”. Este foi o relato de Ducilene Daniel Batista, de 56 anos, primeira cascavelense a ser vacinada conta a Covid-19.

Na sequência, houve um planejamento para a vacinação dos idosos, conforme a quantidade de vacinas e faixa etária pertencente. Servidores da saúde foram até a casa de alguns idosos para aplicar a vacina, e outros começaram a ser vacinados no Centro de Convenções e Eventos.

Ontem, a Prefeitura de Cascavel divulgou a programação da vacinação desta semana. Entretanto, para quem já foi contaminado pelo vírus fica a seguinte dúvida:

Quem já teve a Covid-19 pode ser vacinado?

Pode e deve! Esta é a resposta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pois não é possível saber o tempo que uma pessoa que foi contaminada e se recuperou está protegida.

A maioria dos estados está vivendo o pior momento desde o início da pandemia, com a escassez de leitos de UTI e de enfermaria.

Para se ter ideia da real situação, conforme o boletim divulgado pelo Consamu nesta manhã, dos 229 leitos disponíveis na Macrorregião Oeste, apenas um está disponível.

Na última sexta-feira (26) foram anunciadas pelo Governo do Paraná novas medidas de enfrentamento à Covid-19, permitindo apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais (clique aqui para ver a lista).

Desta forma, é extremamente importante que cada pessoa faça sua parte e siga as orientações da Secretaria de Saúde. Evite aglomerações, faça a assepsia das mãos com álcool em gel, use máscara e se possível, fique em casa.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile