AMP
Foto: Divulgação

Nota técnica do IDR-Paraná viabiliza que produtores de soja acionem seguro

Situação semelhante foi registrada na safra 2017/18. As condições que favorecem o abortamento de vagens estão previstas no Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) e, por...

Publicado em

Por CGN 1

Foto: Divulgação

Os produtores do Estado que estão tendo a produção comprometida em função do abortamento da vagem da soja podem acionar o seguro contratado para cobrir os prejuízos. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) publicou nota técnica nesta terça-feira (16), que deve ser apresentada para solicitar a cobertura. Técnicos relatam que há casos de perda total da colheita.

Situação semelhante foi registrada na safra 2017/18. As condições que favorecem o abortamento de vagens estão previstas no Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) e, por isso, é possível acionar o seguro.

CAUSAS – O abortamento de vagens está ligado a fatores técnicos relacionados à implantação e condução das lavouras — época de semeadura e condições gerais do solo, por exemplo —, com os eventos meteorológicos e, ainda, com a própria genética da planta. “É uma resposta fisiológica da planta frente a condições adversas de ambiente”, explicam os técnicos.

Sobre as condições climáticas, o comunicado lembra a “anomalia de precipitação” em janeiro, mês em que se observou um volume de chuvas bem acima da média histórica em diversas regiões do Estado.

Além do volume, o comunicado assinala também a grande quantidade de dias chuvosos consecutivos, como aconteceu em Guarapuava, onde choveu em 24 dos 31 dias de janeiro. Segundo a nota, essa situação pode causar saturação dos solos, o que reduz a respiração das raízes e compromete a absorção de macro e micronutrientes.

O céu encoberto por muitos dias, e a consequente diminuição da radiação solar, interfere ainda na fotossíntese com reflexos negativos na formação e enchimento de grãos.

Assinam a nota técnicas Edivan José Possamai e Ivan Bordin, coordenadores estaduais de grãos (extensão e pesquisa), juntamente com Pablo Ricardo Nitsche, coordenador da área de agrometeorologia do IDR-Paraná.

Acesse a nota técnica

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X