CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

‘Abrigo prioriza famílias. E eu não tenho’, diz jovem venezuelano

O jovem vive nas ruas há três meses. “Estou tentando um abrigo, mas eles dão prioridade a famílias e eu não tenho”, lamentou. “Fiz amigos e...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O adolescente venezuelano Juan (nome fictício), de 17 anos, passou cinco dias caminhando e pegando carona nas estradas, por mais de mil quilômetros, de Caracas a Boa Vista. O adolescente contou que, na Venezuela, já vivia sozinho e não conhecia os pais. “Lá todo mundo falava que, no Brasil, a gente tinha oportunidade, emprego. Então eu vim embora.”

O jovem vive nas ruas há três meses. “Estou tentando um abrigo, mas eles dão prioridade a famílias e eu não tenho”, lamentou. “Fiz amigos e agora busco trabalho. É difícil, mas tenho esperança.”

A reportagem ainda procurou outras crianças e adolescentes em cinco abrigos temporários e informais, além de prédios públicos abandonados, hoje ocupados por venezuelanos. Em um deles, o coordenador venezuelano, Nizan Abrantes, informou que um grupo de crianças e adolescentes chegou a buscar abrigo no local, mas foi mandado embora. “Não dava para ficarem aqui sem ‘madre’ nem ‘padre’. A fiscalização vem e estaríamos em perigo. Então mandamos de volta para a rodoviária”, afirmou.

A situação dessas crianças e adolescentes é conhecida por instituições públicas, como relata a conselheira tutelar de Boa Vista Andreza Ferreira. “Existem até os abrigos que chamamos de ‘fantasmas’. São casas e vilas onde se aglomeram várias famílias e pessoas.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais