AMP

Com luto oficial no Senado, instalação da Comissão de Orçamento é adiada

Presidente da Câmara, Arthur Lira, caracteriza comissão como fundamental ...

Publicado em

Por CGN 1

O falecimento do senador José Maranhão (MDB-PB) nesta segunda-feira (8) adiou a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) inicialmente prevista para esta terça.

Com o luto oficial do Senado, de um dia, não há possibilidade de quórum para instalação da CMO.

Formada por 30 deputados e 10 senadores titulares, a CMO é a responsável pela análise prévia das propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), fundamentais para a previsão de receitas e despesas do governo federal.

Em 2020, a CMO ficou sem atividade formal devido à pandemia e à falta de entendimento político quanto ao comando do colegiado. O Congresso acabou adotando um rito sumário para aprovar, pelo menos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias a fim de estabelecer as metas e prioridades fiscais e evitar o colapso das contas públicas neste início de ano.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já disse que a instalação da comissão é fundamental para a continuidade do enfrentamento à pandemia e para a previsibilidade das contas públicas. A prioridade é aprovar o Orçamento da União para 2021.

Ainda não há nova data prevista para a instalação do colegiado

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile