EUA: Biden diz que não vai retirar sanções contra Irã para negociar acordo

Questionado pela CBS News se os EUA suspenderão as sanções para convencer o Irã a participar das negociações, Biden respondeu: “Não”. Quando a CBS perguntou se...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país não usará a retirada das sanções contra o Irã como uma ferramenta para voltar a engajar Teerã nas negociações sobre o acordo nuclear de 2015. O presidente indicou que só suspenderia as sanções se o Irã parar de enriquecer urânio. Biden fez os comentários em entrevista à CBS News. Um clipe da entrevista foi lançado neste domingo. A entrevista completa vai ao ar mais tarde.

Questionado pela CBS News se os EUA suspenderão as sanções para convencer o Irã a participar das negociações, Biden respondeu: “Não”. Quando a CBS perguntou se o Irã deve parar de enriquecer urânio primeiro, Biden concordou com a cabeça.

Antes da entrevista do presidente Biden, o líder supremo iraniano Ali Khamenei reiterou, em discurso neste domingo, a posição do Irã de que é Washington que deve suspender as sanções e voltar a cumprir o acordo nuclear. “Se eles querem que o Irã retorne aos seus compromissos com o JCPOA (sigla em inglês para Plano de Ação Conjunto Global, o acordo nuclear), os EUA deveriam suspender todas as sanções em curso”, disse Khamenei, em comentários publicados em seu site. “Assim que isso for feito, retomaremos nossos compromissos com o JCPOA.”

O governo Biden disse que espera persuadir o Irã a se juntar novamente ao acordo nuclear após o presidente Donald Trump ter reimposto sanções suspensas sob o acordo de 2015. Mas as diferentes posições entre Washington e Teerã sinalizam um caminho potencialmente turbulento à frente. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile