CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Internet é restaurada em Mianmar enquanto protestos ganham força

As autoridades cortaram o acesso à Internet com a intensificação dos protestos no sábado, o que aumentou os temores de um apagão total de informações. Neste...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Enquanto dezenas de milhares de manifestantes marchavam pelas ruas da maior cidade de Mianmar neste domingo para protestar contra o golpe da semana passada, os serviços de internet que haviam sido bloqueados um dia antes voltaram a funcionar.

As autoridades cortaram o acesso à Internet com a intensificação dos protestos no sábado, o que aumentou os temores de um apagão total de informações. Neste domingo à tarde, no entanto, usuários de internet em Yangon relataram que o acesso a dados em seus telefones celulares foi repentinamente restaurado.

Plataformas de mídia social como Facebook e Twitter foram anteriormente bloqueadas, mas permaneceram parcialmente acessíveis. As plataformas de mídia social têm sido as principais fontes de notícias independentes, bem como ferramentas de organização para protestos.

O Netblocks, um serviço com sede em Londres que rastreia interrupções e desligamentos da Internet, confirmou que houve uma restauração parcial da conectividade da Internet neste domingo, mas observou que essa volta pode ser temporária.

Os manifestantes buscam reverter a tomada de poder pelos militares na segunda-feira passada e exigem a libertação da líder deposta do país, Aung San Suu Kyi, e outras figuras importantes de seu partido Liga Nacional para a Democracia. Protestos separados que começaram em várias partes de Yangon convergiram no Sule Pagoda, situado no centro de uma rotatória no centro da cidade. Os manifestantes gritavam “Vida longa à Mãe Suu” e “Abaixo a ditadura militar”.

Os militares acusaram Suu Kyi e seu partido de não terem agido em suas queixas de que a eleição de novembro passado foi marcada por fraude, embora a comissão eleitoral tenha dito que não encontrou nenhuma evidência para apoiar as reivindicações.

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, prometeu que as Nações Unidas farão tudo o que estiver ao seu alcance para unir a comunidade internacional e criar condições para reverter o golpe.

Com Associated Press

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais