AMP

Papai Noel existe

Mas, ao menos neste ano, o presidente não será o único a distribuir a benesse....

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Depois de anunciar, logo após ser eleito, que iria abolir o indulto de Natal, uma anistia que a lei lhe permite conceder por decreto para presos condenados a determinados crimes não violentos, Jair Bolsonaro voltou atrás e vai manter a tradição, privilegiando principalmente policiais civis e militares que ele considera que estão encarcerados injustamente.

Mas, ao menos neste ano, o presidente não será o único a distribuir a benesse.

Ao mudar o entendimento que vinha vigorando até então e determinar a proibição do início do cumprimento da pena logo após a confirmação da sentença em segunda instância, o Supremo Tribunal Federal também praticou uma espécie de indulgência.

Graças à sua magnânima resolução, engendrada sob medida para tirar Lula da cadeia, centenas de corruptos, assassinos, traficantes de drogas e bandidos em geral aproveitaram-se do benefício e já estão em liberdade para curtir as festas de Natal e Ano Novo e tocar a vida em frente.

Em suma, a impunidade voltou a ganhar força, já que os condenados (especialmente os que tiverem recursos financeiros para contratar bons advogados) só poderão começar a cumprir suas penas depois de esgotados todos os infindáveis recursos a que têm direito.

Considerando-se, enfim, as chicanas jurídicas disponíveis na legislação penal brasileira para retardar e protelar os processos judiciais, conclui-se que a decisão do STF equivale a um verdadeiro perdão antecipado e definitivo.

Um presentão para réus endinheirados. Simples assim.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile