Após Libertadores, Palmeiras e Santos devem tratar o Brasileiro de modos opostos

O Santos está neste momento apenas na 10.º posição da tabela. A situação parece ruim, mas com a possibilidade real de o G6 se tornar G8,...

Publicado em

Por Agência Estado

O desfecho emocionante da final da Copa Libertadores, neste sábado, selou também o planejamento de Palmeiras e Santos pelo restante do Campeonato Brasileiro. E os times deve lidar com a competição de maneira oposta. Campeão continental, o clube alviverde deve deixar totalmente de lado o torneio para focar no Mundial de Clubes e na Copa do Brasil. Já o vice-campeão, precisa de foco total para reagir e conseguir vaga para disputar a próxima Libertadores.

O Santos está neste momento apenas na 10.º posição da tabela. A situação parece ruim, mas com a possibilidade real de o G6 se tornar G8, está empatado em pontos com o oitavo colocado Ceará – 45. A equipe do técnico Cuca tem mais seis partidas para disputar e depende delas para conseguir vaga. Caso contrário, terá de se contentar com a disputa da Copa Sul-Americana e perderá a chance de brigar novamente pelo tetracampeonato.

“A gente sabia que seria difícil (ganhar a Libertadores). Quem errasse menos ia vencer, a gente acabou tomando gol no final, ficou difícil de recuperar, não tinha mais tempo, mas a gente lutou”, comentou o volante e capitão Alison após o jogo. “A lição que tiramos (com o vice) é continuar sendo família. Ser família ganhando é fácil, a gente é assim perdendo também. Agradecer também ao (técnico) Cuca, que acreditou na gente e nós trouxe até aqui”, disse o atacante Marinho.

Dos seis jogos restantes do Santos no Brasileirão, três são confrontos diretos por vaga na Libertadores de 2021. A equipe enfrenta na quarta-feira o Grêmio, em Porto Alegre, em um desses compromissos. A sequência tem pela frente encontros como mandante contra Corinthians e Fluminense. Pelo menos outros dois jogos são contra times que lutam para não cair: Coritiba e Bahia. Há ainda uma partida diante do Atlético-GO.

Já o Palmeiras, mal terá tempo de festejar a Libertadores porque embarca daqui alguns dias ao Catar para a disputa do Mundial de Clubes. A participação deve impactar no calendário da Copa do Brasil. A final diante do Grêmio foi remarcada para 28 de fevereiro e 7 de março. No caso do Campeonato Brasileiro, a equipe está em quinto lugar e tem mais seis compromissos.

Garantido na próxima Libertadores por ter sido o campeão, o Palmeiras vai só cumprir tabela. As chances de título são remotas. A distância para o líder, o Internacional, é de dez pontos. A tendência é o time se concentrar agora no Mundial e depois na Copa do Brasil.

O técnico português Abel Ferreira afirmou depois da final que ainda não consegue planejar os próximos passos, mas indicou o sonho de ganhar o Mundial de Clubes. “Muita coisa está para trilhar, subimos a montanha e estamos a saborear a paisagem. É bom, mas há muitas outras coisas a se conquistar, não se pode distrair com a paisagem”, afirmou o treinador em entrevista coletiva.

Um dos destaques da conquista da Libertadores, o goleiro Weverton deixou claro que o time agora só pensa em ser campeão mundial. “Eu não peguei covid ainda, e tem Mundial semana que vem. Agora eu vou para minha casa em São Paulo e vou ficar quietinho com a minha família”, disse ao SBT após a final no Maracanã.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile