CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19 em Cascavel

Perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19 em Cascavel

Foram imunizadas pessoas que vivem em Instituições de Longa permanência, como idosos acima de 60 anos e seus profissionais de saúde. Pessoas com deficiência, acima de 18 anos, que...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19 em Cascavel

Há exatamente uma semana Cascavel recebia as primeiras 6.371 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butatan. Surgia, assim, uma luz de esperança no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde então, foram vacinadas 4.593 pessoas – até o fim da tarde de ontem (25). No último domingo (24) Cascavel recebeu outras 4.710 doses da vacina desenvolvida pela Oxford, em parceria com o laboratório Astrazeneca.
A vacina é para grupos prioritários e Cascavel desenvolveu um Plano Municipal de Vacinação em consonância com os planos estadual e federal. Confira aqui algumas perguntas e respostas sobre a vacinação:

Quem são as pessoas que já foram imunizadas?

Foram imunizadas pessoas que vivem em Instituições de Longa permanência, como idosos acima de 60 anos e seus profissionais de saúde. Pessoas com deficiência, acima de 18 anos, que estão em residências terapêuticas ou inclusivas, além de acamados acima de 80 anos e profissionais da saúde.

Onde esta sendo feita a imunização?

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está realizando a imunização extramuro dentro dos hospitais, Instituições de Longa Permanência e domicílios, além da Central de Vacina, estruturada no Centro de Eventos. Conforme as vacinas chegam, a Sesau pode aumentar a capilaridade da imunização e distribuir as doses nas salas de vacina do Município

Horário de vacinação no Centro de Imunização

No centro de Imunização, a vacinação acontece de segunda a sexta feira das 8h às 17h.

Como será a vacinação da população?

A vacinação será gradativa. A Sesau tem recebido as vacinas por remessas e está seguindo o Plano Nacional de Vacinação. Toda a população será contemplada, à medida em quem as doses forem chegando. A partir daí o Município irá informar a população sobre a forma e pontos de vacinação, dentro dos critérios dos planos nacional e  estadual de vacinação.

Qual a estrutura do Centro Municipal de Vacinação?

A Sesau tem uma equipe de triagem na entrada do Centro de Eventos que trabalha com listas de nomes dos profissionais de cada instituição. Há sala de frio para armazenamento das vacinas, separação de equipamentos, EPIS, distribuição dos insumos para aplicação da vacina, área administrativa e nove boxes de vacinação, com dois vacinadores cada. Cerca de 60 pessoas dia trabalham na unidade.

Profissionais da saúde de outros municípios podem ser vacinados  em Cascavel?

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel trabalha com lista de profissionais das instituições e este grupo é informado à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Cada município apresentou o levantamento para Sesa. É necessário que cada profissional de saúde participe da vacinação no seu município porque estes dados já foram previamente levantados e os municípios receberam as doses de vacinação, com base nessas informações.

Todos os grupos serão contemplados?

Todos devem ficar tranquilos. O plano de imunização contemplará todos os grupos de risco. Não haverá desabastecimento de doses. A vacinação se dará de forma organizada, criteriosa e contemplará todos os grupos necessários.

Fonte: Assessoria

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais