CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Janet Yellen toma posse como 1ª mulher a ocupar o cargo de secretária do Tesouro

O Senado deu aval à indicação nesta segunda-feira, 25. Foram 84 votos favoráveis e 15 contrários. A ex-presidente do Fed participou de uma sabatina com os...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Janet Yellen, 74 anos, tomou posse como 78ª secretária do Tesouro dos Estados Unidos nesta terça-feira, 26, um dia após ter sua nomeação confirmada pelo Senado. A cerimônia, realizada na Casa Branca, foi conduzida pela vice-presidente Kamala Harris. “Eu juro solenemente que apoiarei e defenderei a Constituição dos EUA contra todos os inimigos, estrangeiros ou domésticos”, declarou a ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O Senado deu aval à indicação nesta segunda-feira, 25. Foram 84 votos favoráveis e 15 contrários. A ex-presidente do Fed participou de uma sabatina com os senadores na terça-feira passada, 19. Depois de se tornar a primeira mulher a presidir a autoridade monetária americana, entre 2014 e 2018, Yellen também é a primeira a chefiar o Departamento do Tesouro.

O Comitê de Finanças do Senado já havia aprovado na sexta-feira, 22, por unanimidade, a indicação feita pelo presidente Joe Biden. Apesar de discordarem de algumas posições defendidas por Yellen, os parlamentares do Partido Republicano disseram que ela é qualificada para o cargo.

Senador republicano pelo estado de Iowa, Chuck Grassley afirmou durante a sessão da semaan passada que os votos favoráveis de seu partido à escolhida por Biden para comandar o Tesouro sinalizam um interesse da oposição “em trabalhar cooperativamente e de forma bipartidária”.

Na sabatina, Yellen defendeu o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão de Biden e disse que é preciso “agir com grandeza” para combater a pandemia de covid-19 e impulsionar o crescimento econômico.

A ex-presidente do Fed também se comprometeu a não interferir no mercado cambial. “A variação do dólar e outras moedas deve ser determinada pelos mercados. Devemos nos opor a países que manipulam câmbio por vantagem competitiva”, declarou na ocasião.

A nova secretária do Tesouro defendeu, ainda, um sistema tributário progressivo e a cobrança de mais impostos sobre os ricos e as grandes corporações. “Nós vamos assegurar a competitividade das empresas, mas com impostos um pouco mais altos”, afirmou.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais