PMI Composto permanece em 51,8 em novembro ante outubro, diz IHS Markit

Em relação ao desempenho do PMI de Serviços, a IHS Markit afirma que o arrefecimento foi motivado por uma demanda ainda frágil e por condições econômicas...

Publicado em

Por Agência Estado

O Índice de Gerente de Compras (PMI) Composto do Brasil ficou estável em 51,8 em novembro ante outubro, informou a IHS Markit nesta quarta-feira, 4. No mês passado, a indústria e os serviços tiveram resultados opostos. Enquanto a indústria cresceu de 52,2 para 52,9 no período, os serviços tiveram queda de 51,2 para 50,9 pontos. Acima de 50, o indicador aponta para expansão da atividade.

Em relação ao desempenho do PMI de Serviços, a IHS Markit afirma que o arrefecimento foi motivado por uma demanda ainda frágil e por condições econômicas difíceis.

As empresas de serviços notaram um aumento de novos pedidos em novembro, mas no menor ritmo em cinco meses. E o volume de encomendas do exterior voltou a cair.

Os dados de novembro ainda mostraram um aumento da ociosidade no setor, com os negócios pendentes caindo a um ritmo mais acelerado do que em outubro. Com isso, a criação de empregos foi moderada, de acordo com a IHS Markit, e a mais fraca em quatro meses.

Quanto aos custos, houve menções a preços mais caros de combustíveis e carnes, principalmente nos segmentos de Transportes e Armazenamento. Assim, os preços de venda foram aumentados, mas em menor proporção, diz a instituição.

O grau de otimismo com o próximo ano foi impulsionado por expectativas de políticas favoráveis, expansão de bases de clientes e melhores condições econômicas. “De um modo geral, o nível de sentimento positivo se fortaleceu, atingindo um recorde de alta de três meses e superando sua média de longo prazo”, afirma a nota.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile