Bom humor externo por EUA E China impulsionam Ibovespa

Além de monitorar o efeito da alta das matérias-primas sobre as principais ações da B3, o investidor acompanha o Petrobras Day, em Nova York, e o...

Publicado em

Por Agência Estado

Sinais de que Estados Unidos e China estão prestes a fechar um acordo preliminar impulsionam as bolsas internacionais e o Ibovespa. A notícia de que as duas potências estão mais próximas de chegar a um acerto sobre o volume de tarifas que seriam retiradas “fase 1” do acordo, apesar de tensões relacionadas a Hong Kong e Xinjiang, já reflete de forma positiva nas commodities.

Além de monitorar o efeito da alta das matérias-primas sobre as principais ações da B3, o investidor acompanha o Petrobras Day, em Nova York, e o Vale Day, em Londres.

“O exterior é que deve conduzir os negócios. Embora a produção industrial tenha crescido, ficou menor que as estimativas”, diz Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença DTVM.

Às 10h51, o Ibovespa subia 0,48%, aos 109.575,48 pontos.

Em outubro, a produção industrial subiu 0,80% em relação a setembro, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou aquém da mediana de 0,90% das estimativas a pesquisa do Projeções Broadcast, mas dentro do intervalo das expectativas (0,40% a 1,40%). No confronto com outubro de 2018, houve crescimento de 1,0%, ficando também inferior à mediana de 1,3%, porém dentro das projeções (0,50% a 2,30%).

“Mesmo o PIB Produto Interno Bruto, divulgado ontem e que trouxe otimismo, indicou que o processo de retomada lenta. E a produção industrial de certa forma vai nessa direção, de um ciclo ainda frágil”, acrescenta Monteiro.

Para o Banco Safra, a produção industrial ficou abaixo da alta estimada de 1,2%. No entanto, a instituição pondera em nota que, apesar dessa diferença, os componentes do setor tiveram bons desempenhos, exibindo continuidade da recuperação da indústria de transformação.

De acordo ressalta o banco, o avanço de 0,8% observado em outubro representou a terceira alta mensal consecutiva, “com a série voltando a exibir uma trajetória mais consiste de recuperação”. Apesar de mais fraco que o esperado, o dado industrial de outubro não altera a projeção para o PIB do quarto trimestre do Safra, que ontem foi revisada para 0,7% na comparação com o terceiro trimestre.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile