‘Aqueles que querem outro partido sigam seu caminho’, diz Bivar

“Foi um processo completamente estatutário, legal, correto e gentil. E a vida partidária continua. É hora de seguir a vida. Nós queremos é tocar o nosso...

Publicado em

Por Agência Estado

Após o PSL a suspender Eduardo Bolsonaro (SP) por um ano e punir outros 17 deputados, o presidente do partido, Luciano Bivar (PE), afirmou à reportagem que, agora, “é hora de seguir a vida” e que quem não quer ficar na legenda deve “seguir o seu caminho”. Nesta terça-feira, 3, o Diretório Nacional confirmou as suspensões e advertências a parlamentares que atacaram a gestão de Bivar e determinou ainda a dissolução do diretório estadual de São Paulo, que era comandado pelo filho presidente.

“Foi um processo completamente estatutário, legal, correto e gentil. E a vida partidária continua. É hora de seguir a vida. Nós queremos é tocar o nosso partido. Aqueles que são PSL vão tocar o partido. Aqueles que querem outros partidos que sigam o seu caminho”, afirmou Bivar.

No total, 14 deputados tiveram os seus mandatos suspensos por até um ano e quatro foram advertidos. O grupo ficou ao lado do presidente Jair Bolsonaro na disputa de poder que ocorreu dentro da legenda de outubro.

“É uma decisão soberana chancelada pelo Diretório Nacional. O recado que fica é que todos aqueles que algum momento promovem algum ato para denegrir a imagem do partido ou que venham a ofender seus colegas estão suscetíveis de punições. E assim foi feito o processo”, afirmou Bivar.

Além do filho do presidente, Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Daniel Silveira (RJ) receberam a pena máxima de 12 meses de suspensão. O parlamentar fluminense Carlos Jordy (RJ) será suspenso por sete meses, enquanto Carla Zambelli (SP) e Bia Kicis (DF) ficam suspensas por seis meses.

O grupo deve migrar para o novo partido criado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. Bivar afirma que não vai discutir ainda se o partido vai cobrar ou não os mandatos.

“É um degrau que eu ainda não preciso subir. Deixa o jurídico se manifestar caso ocorra”, afirmou Bivar.

Além das punições, o PSL vai, nesta semana, começar a recolher assinaturas para uma nova lista para escolher o novo líder do partido na Câmara. A ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (SP), é uma das candidatas. Ela vai disputar a vaga com um deputado ligado à bancada da segurança do PSL. Estão cotados o delegado Marcelo Freitas (MG) e Felício Laterça (RJ).

Oficialmente, a liderança segue com Eduardo Bolsonaro até o partido comunicar a decisão e protocolar a suspensão junto à Câmara. O parlamentar assumiu a liderança do partido na Casa em outubro após uma guerra de listas entre bivaristas e bolsonaristas.

“Os deputados devem indicar em 48 horas um novo líder”, afirmou Bivar.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile