AMP

Servidores decidem manter ocupação e devem passar noite dentro da Assembleia

Sessão foi suspensa após entrada dos manifestantes no prédio ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Em protesto contra a Reforma Estadual da Previdência, servidores do Poder Executivo ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a tarde desta terça-feira (3). Os manifestantes, que estavam reunidos desde a manhã no Centro Cívico, romperam o cordão de isolamento realizado pela Polícia Militar (PM) e passaram a protestar nas galerias do plenário. Ainda durante a tarde, os manifestantes se reuniram no local e decidiram passar a noite acampados dentro do prédio.

Presidente da APP-Sindicato, que é a maior entidade trabalhista do Paraná, Hermes Leão afirmou que o motivo do protesto foi a “total” ausência do governador Ratinho Junior nas discussões. “Ao mesmo tempo que eles se recusam a conversar, os deputados descaradamente aprovam regime de urgência. É uma violência com a democracia e precisamos responder com muita luta” , afirmou.

Durante a manifestação, o clima ficou bastante tenso nas dependências da Alep. O Batalhão de Choque da PM chegou a fechar um dos acessos ao plenário para evitar que os servidores chegassem à mesa diretora. Spray de pimenta chegou a ser utilizado para dispersar os manifestantes.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Márcio Kieller, criticou a pressa com que os deputados decidiram votar o projeto. “Ainda está em Brasília a discussão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) paralela, que pode impactar a Previdência nos estados e municípios. Então, isso pode ter mudanças com a aprovação por lá. Essa intempestividade do governador Ratinho Junior de não deixar o projeto ser votado em ano eleitoral pode acabar sendo um tiro no pé. A luta é por uma aposentadoria digna”, disse.

Dentro da Assembleia, portas foram quebradas durante a manifestação.

Com o protesto, a sessão foi suspensa, mas as categorias ainda esperam que o projeto seja retirado de pauta.B

Balanço PM

Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas foram detidas por invasão. Elas foram liberadas após assinatura de um termo circunstanciado.

Um policial sofreu ferimentos leves e foi atendido no local.

Governo do Paraná

Segundo o Governo do Paraná, a nova previdência do servidor público do Paraná segue “rigorosamente” a legislação aprovada no Congresso Nacional, após ampla discussão com os mais diversos setores da sociedade. “Não se trata, portanto, de uma decisão casuística e sim de cumprir a obrigação de atualizar o marco legal dos regimes próprios de previdência dos Estados, adotando o novo preceito constitucional brasileiro. No Paraná, a medida contribui para estancar o crescimento do deficit já existente para o pagamento de aposentadorias e pensões. Neste ano, a insuficiência financeira do sistema será de R$ 6,3 bilhões. O valor é superior ao orçamento do Estado para a área de saúde”, afirma o Estado.

Com informações Portal Banda B/ Denise Mello e Marcelo Borges.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile