CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Escola de Saúde Pública ofertou cursos diversificados e aumentou adesão de alunos em 2020

Escola de Saúde Pública ofertou cursos diversificados e aumentou adesão de alunos em 2020

Escola de Saúde Pública ofertou cursos diversificados e aumentou adesão de alunos em 2020.....

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Escola de Saúde Pública ofertou cursos diversificados e aumentou adesão de alunos em 2020

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, encerrou o ano de 2020 com ampliação de alunos cadastrados e matrículas realizadas. Com a pandemia pela Covid-19 declarada em março, a oferta de cursos à distância e a conversão de conteúdos de cursos presenciais foi necessária para a manutenção das aulas.

Do total de 43.443 alunos cadastrados na plataforma EAD da Escola, quase um terço, ou 15.621, são do ano de 2020. Foram 60.265 novas matrículas em cursos oferecidos pela plataforma ESPP Virtual. A realização de cursos, promoção de evento e publicação da Revista Científica voltada para a Covid-19.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que a Escola mostrou a força que tem frente ao desafio com a pandemia. “Tínhamos um calendário para 2020 que foi alterado e modificado pelas questões do novo coronavírus. A Escola se fez presente e reorganizou os cursos, participou do enfrentamento à pandemia oferecendo equipamentos e gerindo os bolsistas que atuam bravamente no trabalho da saúde.”

CURSOS

Durante 2020, a ESPP teve três cursos de especialização em andamento, dois deles já finalizados, Saúde Pública e Gestão do SUS. A terceira especialização é em Auditoria do SUS, com previsão de encerramento para o segundo semestre deste ano.

A Escola ofertou três Programas de Residência. Um de residência médica, realizado em parceria com o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), que teve 17 residentes que participaram da Ação Estratégica o Brasil Conta Comigo. Os residentes atuam no enfrentamento da pandemia da Covid-19 em diferentes cenários de prática, seja no Complexo Hospitalar do Trabalhador ou nas Unidades de Saúde de Pinhais e Curitiba.

Outra residência que a Escola de Saúde promoveu foi o Programa de Enfermagem Obstétrica, também em parceria com o Complexo Hospitalar do Trabalhador, que conta com 10 residentes. E o Programa Multiprofissional em Saúde Mental com 11 residentes que é realizado em parceria com o município de Pinhais.

Foram ofertados ainda dois cursos de aperfeiçoamento, residência, cursos técnicos e de Educação Permanente em Saúde.

BOLSISTAS

Em março de 2020, Escola de Saúde Pública iniciou o credenciamento de estudantes de graduação de diversos cursos da área da saúde para atuarem como bolsistas no desenvolvimento de atividades relacionadas ao combate e prevenção do Covid-19 e projetos de pesquisas. O credenciamento incluiu estudantes de cursos de medicina, enfermagem, farmácia, biotecnologia, ciências biológicas, engenharia de bioprocessos e medicina veterinária dos últimos períodos do curso. 172 estudantes atuam em diversas unidades (CPPI, Farmácias das Regionais de Saúde, CEMEPAR, Lacen, HIRC, Hemepar, Ouvidoria Geral do SUS, Sesa-Central). A ESPP é responsável pela gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação de todos os estudantes/bolsistas.

EVENTO

A I Jornada Paranaense de Educação Permanente em Saúde: desenvolvimento da força de trabalho do SUS no contexto da Covid-19 foi realizada em novembro de 2020. O evento foi 100% on line, transmitido ao vivo pelo canal da ESPP-CFRH no YouTube e contou com a participação de 248 inscritos.

O diretor da ESPP, Edevar Daniel, disse que a oportunidade de transformar eventos e cursos presenciais para transmissões e encontros virtuais trouxe economia de custos. “Em um curso à distância os valores são bem menores que os presenciais para quem é aluno. Os encontros e eventos também acabam tendo menor impacto financeiro porque a pessoa não precisa se deslocar. Em nosso evento, a Jornada, que teve a participação de mais de 300 pessoas de todas as regionais foi totalmente virtual. Se fosse presencial teria o custo de deslocamento e permanência dos representantes na capital.”

LIVES

O Canal da ESPP no YouTube possibilitou a transmissão de eventos e lives. Foram 662 inscritos, 6.685 visualizações e 1845 horas de exibição. As lives se tornaram realidade como uma ação importante de educação permanente, foram realizadas mais de 40 lives que atenderam os cursos de especialização, aperfeiçoamento, cursos técnicos, programas de residência e eventos em geral.

MISSÃO

A Gestão Estadual da Saúde tem como uma de suas prioridades o investimento na formação e qualificação dos profissionais para o SUS. A Escola de Saúde Pública do Estado do Paraná – ESPP e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha – CFRH têm como missão Elaborar e coordenar a Política de Educação Permanente em Saúde no Paraná, contribuindo com o fortalecimento do SUS.

EDITAIS

A Escola de Saúde Pública do Paraná mantem cursos abertos durante todo o ano, assim como publica editais para chamamento de estudantes e profissionais para atuar como bolsistas. Para saber mais acesso o site da ESPP: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/ 

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais