AMP

Fluxo de ortopedia: vereador acompanha para que prazo de 24 horas para transferências seja cumprido

Mudanças foram implantadas ontem; segundo Parra ainda há paciente com espera superior a 10 dias na UPA......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Entrou em vigor ontem (1) um novo fluxo para atendimento de pacientes da ortopedia em Cascavel. A expectativa é que nenhum paciente que precise seguir para hospital devido a fratura fique mais de 24 horas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Atualmente o município tem médico ortopedista no quadro de funcionários, o que não seria sua obrigação. Apesar disso, como a UPA não tem capacidade de realizar cirurgias os pacientes até agora ficavam vários dias esperando um leito hospitalar.

Com o novo formato diariamente a regulação de leitos encaminhará os pacientes com casos mais simples para o São Lucas e Hospital Salete. Os casos mais graves seguirão sendo atendidos pelo Hospital Universitário.

Segundo o vereador Roberto Parra, que faz parte da comissão da saúde e acompanhou toda a discussão é preciso seguir acompanhando para que a mudança não fique apenas no papel.

“Nós brigamos muito para o Estado implantar esta mudança. Hoje busquei informações e descobri que ainda há um paciente que está há treze dias na UPA e não foi transferido. Nosso pedido é que sempre que o prazo de 24 horas for descumprido o paciente procure a comissão de Saúde da Câmara”.

O contato da Câmara para falar com a Comissão de Saúde é o 3321-8800. Fora do horário comercial é possível procurar o vereador pelo telefone 45 99135-8647.

Segundo o diretor da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, a busca de vagas já ocorria, mas muitas vezes havia demora para ter uma resposta do hospital.

“Temos uma demanda de 30 pacientes por semana. O que faremos agora é buscar um contato direto e programar o atendimento, dando uma resposta mais rápida”.

Ainda não foi divulgado se algum paciente já foi transferido a partir das novas determinações.



Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile