AMP

Entre um buraco e outro

Já para os apreciadores do esporte, que, por sinal, reúne na região expressivo e crescente número de praticantes nos dois greens disponíveis em Toledo e Cascavel,...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Para quem não tem familiaridade com o golfe, Claude Harmon é um ilustre desconhecido.

Já para os apreciadores do esporte, que, por sinal, reúne na região expressivo e crescente número de praticantes nos dois greens disponíveis em Toledo e Cascavel, ele é o cara.

Herdeiro das aptidões do avô e do pai, Harmon representa a terceira geração dos melhores técnicos de golfe do mundo.

Aos 50 anos, ele é o treinador dos americanos Brooks Koepka e Dustin Johnson, respectivamente, números 1 e 3 do ranking mundial.

Pode parecer estranho, mas o compartilhamento de técnicos é comum no golfe, onde, diferentemente de outros esportes, não há nada numa partida que um jogador possa fazer dentro das regras para influenciar o desempenho do oponente.

Ou seja, é sempre o golfista contra o campo e contra os próprios limites.

Em recente visita ao Brasil, ele passou algumas dicas para os aficionados da modalidade, que valem também como valiosas lições para a vida de um modo geral.

1 – “Koepka e Johnson têm uma habilidade em comum: se eles dão uma tacada ruim, não se abalam e se recuperam no próximo buraco. Não olham para trás, mas também não olham muito para a frente. Concentram-se no momento. Conseguem lidar muito bem com as adversidades, sem se culpar pelos erros. A parte mental do jogo é fundamental.”

2 – “Tento achar qual é a falha principal de cada jogador. Quando a gente olha para o movimento, é fácil achar cinco ou seis coisas erradas. Mas eles estarão sempre fazendo uma coisa errada principal. É como comandar uma empresa: você pode achar muitos motivos para a companhia não ter sucesso, mas haverá sempre uma falha maior, que vai causar as outras. É esse o ponto que precisa ser consertado primeiro.”

3 – “Boa parte dos erros dos golfistas acontece antes mesmo da batida na bola. São erros nos fundamentos, como a maneira de segurar o taco e de se posicionar. Muitas vezes a gente tem de olhar para a base, para o óbvio primeiro.”

4 – “Os grandes campeões são altamente automotivados. Quando eram jovens, ninguém precisava dizer a eles para treinar ou jogar. E são muito competitivos. A maioria é mais afetada pelas falhas do que pelas vitórias.”

Desejo a todos os leitores uma semana de boas tacadas.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile