AMP

Governo abrirá mais 40 leitos para covid-19 na Lapa

Processo de avaliação para colocar os leitos clínicos em funcionamento começou nesta quarta-feira, no Hospital São Sebastião da Lapa...

Publicado em

Por CGN 1

A Secretaria da Saúde do Paraná, por meio do Complexo Hospitalar do Trabalhador inicia, nesta quarta-feira (23), processo administrativo e estrutural do Hospital São Sebastião da Lapa, que vai liberar cerca de 40 leitos clínicos exclusivos para covid-19.

“Ao detectarmos a possibilidade imediata de abertura dos leitos acionamos o Complexo Hospitalar do Trabalhador para implementar no Hospital da Lapa todo conhecimento técnico e expertise profissional adquiridos ao longo desses 10 meses de enfrentamento da covid-19 administrando as unidades do HT, Hospital de Reabilitação e Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, em Curitiba”, afirmou o secretário de Estado da Saúde , Beto Preto.

“A ideia é apoiar os servidores da unidade da Lapa no sentido de que eles também adquiram o conhecimento técnico para este enfrentamento o mais rápido possivel”, informou o diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza.

“Como o perfil do hospital São Sebastião é de média complexidade os leitos acionados serão de enfermaria e já estão com as com estruturas prontas; e ainda contaremos com a retaguarda do Complexo Hospitalar do Trabalhador que hoje conta com 74 leitos de unidade de terapia intensiva na capital”, complementou o diretor.

OPERACIONALIZAÇÃO – Diretores da Secretaria da Saúde e equipe técnica do CHT percorreram nesta terça-feira (22) as instalações do Hospital São Sebastião para início da avaliação estrutural, com a presença de profissionais da instituição.

“Esta parceria do CHT no Hospital da Lapa, que também é uma unidade do Estado, visa dar mais agilidade e resolutividade às ações de combate à Covid-19 na região Metropolitana ; estamos avaliando inclusive a possibilidade de equipar e abrir neste hospital uma ala de estabilização para atender eventuais casos de agravamento “, informou o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Cesar Neves.

“A decisão de Secretaria, de buscar o apoio do CHT, é também uma medida para renovar e uniformizar processos gerenciais dentro da Saúde do Estado, que envolvem desde a compra de insumos, até fluxos de trabalho, metas assistenciais, e principalmente, benefícios aos usuários da rede pública”, disse o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.

HOSPITAL – O Hospital Regional da Lapa de São Sebastião faz parte das unidades próprias do Estado e é referência para o tratamento da tuberculose. “É importante ressaltarmos que a medida em implantação aqui, estabelecendo parceria com o CHT, fortalecerá a referência do Hospital da Lapa para o tratamento de pacientes tísicos. Os usuários terão ampliação dos serviços ofertados pelo complexo que já administra o Hospital Oswaldo Cruz, também considerado modelo no tratamento de pacientes com tuberculose e HIV”, acrescentou o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Cesar Neves.

As informações são da Agência Estadual de notícias do Paraná.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile