Hamilton sobra em Abu Dabi e encerra a temporada da Fórmula 1 com vitória

O inglês da Mercedes ostenta 84 vitórias em sua carreira e está agora a sete de igualar Schumacher, o maior vencedor da categoria. Hamilton encerrou o...

Publicado em

Por Agência Estado

O hexacampeão Lewis Hamilton passeou neste domingo ao vencer de ponta a ponta o GP Abu Dabi, a última corrida do ano, para fechar a temporada de 2019 da Fórmula 1 com mais uma vitória e ficar perto de igualar o recorde de triunfos do alemão Michael Schumacher.

O inglês da Mercedes ostenta 84 vitórias em sua carreira e está agora a sete de igualar Schumacher, o maior vencedor da categoria. Hamilton encerrou o ano pontuando em todas as corridas e ainda alcançou no circuito de Yas Marina o Grand Chelem, expressão usada quando um piloto vence de ponta a ponta largando da pole e marca a melhor volta.

“Eu estou orgulhoso e muito grato a esta equipe, muito obrigado a todos aqui e em casa. Esse carro é uma obra de arte”, disse o hexacampeão, mantendo seu discurso de gratidão à Mercedes.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, terminou em segundo e ficou com terceiro lugar geral no campeonato. O pódio foi completo pelo monegasco Charles Leclerc, mas o piloto da Ferrari ainda pode ser punido por uma possível irregularidade na quantidade de combustível em seu carro.

Hamilton sobrou em Abu Dabi, mas não foi o único a ter destaque. Seu companheiro Valtteri Bottas fez uma corrida espetacular. Depois de lagar em último em razão de uma punição por troca de motor, o finlandês, que foi o vice-campeão neste ano, empilhou ultrapassagens e chegou em quarto lugar, à frente do tailandês Alexander Albon, da Red Bull, e do alemão Sebastian Vettel da Ferrari.

O mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, o britânico Lando Norris, da McLaren, o russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e o espanhol Carlos Sainz, da McLaren, completaram o Top 10.

DESPEDIDAS – Nico Hulkenberg e Robert Kubica correram pela última vez na principal categoria do automobilismo mundial. O alemão da Renault ficou perto de terminar na zona de pontuação, mas acabou fechando a prova em 12º, e o polonês da Williams foi o 19º e último colocado.

Como presente de despedida, Hulkenberg ganhou a votação pública de “Piloto do dia”, em votação popular promovida pela Fórmula 1.

Confira a classificação final do GP de Abu Dabi:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h34min05s715
2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 16s772
3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 43s435s
4º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 44s379
5º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 64s357
6º – Alexander Albon (TAI/Red Bull), a 69s205
7º – Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 1 volta
8º – Lando Norris (ING/McLaren), a 1 volta
9º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta
10º – Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a 1 volta
11º – Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a 1 volta
12º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1 volta
13º – Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta
14º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta
15º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta
16º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 1 volta
17º – George Russell (ING/Williams), a 1 volta
18º – Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 2 voltas
19º – Robert Kubica (POL/Williams), a 2 voltas

Abandonou a prova:
Lance Stroll (CAN/Racing Point).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile